terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Inimigos da Tristeza

   A tristeza desse mundo é uma grande inimiga!    Precisamos de estratégias para atacá-la e vencê-la e assim viver a alegria que o Senhor tem para nós.





Inimigos da Tristeza

A tristeza não é passiva. É uma ação da carne, do diabo e do mundo que precisa ser ativamente enfrentada. Precisamos lutar todos os dias contra a tristeza e não deixar ela nos dominar.


Existem 2 tipos de tristeza.

2 Coríntios 7:8-10 Mesmo que a minha carta lhes tenha causado tristeza, não me arrependo. É verdade que a princípio me arrependi, pois percebi que a minha carta os entristeceu, ainda que por pouco tempo. 9 Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte. Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito. 2 Coríntios 7:8-10

Tristeza segundo Deus: Arrependimento, dedicação (a Deus e sua obra), desculpas (no bom sentido), indignação (contra o que é errado), temor, saudade (líderes), preocupação (em fazer o certo), justiça.

Tristeza segundo o mundo: Remorso (pela consequência, não para Deus), falta de dedicação (pouco engajamento), egocentrismo (sou a vítima), indiferença (se a igreja ou os outros estão errados, problema é deles), falta de temor (continua pecando), fuga (longe dos líderes), apatia (tanto faz), relativismo (o que importa é amar, não faço isso, mas, faço aquilo…)

Tristeza segundo Deus
Tristeza segundo o Mundo
Arrependimento
Remorso (consequência)
Dedicação
Pouco engajamento
Desculpas
Egocentrismo (vítima)
Indignação
Indiferença
Temor
Falta de temor
Saudade
Fuga
Preocupação
Apatia
Justiça
Relativismo


Que tipo de tristeza você tem tido?

Segundo Deus: - O que poderia ter sido melhor em 2017? O que vou melhorar?
Segundo o mundo: - Tudo é uma droga! Sou o menos favorecido. Todos são horríveis. Vou continuar na igreja só por causa de Deus…

Às vezes se torna moda a tristeza e o pessimismo.

Preocupados com o planeta.
Assustados com alimentação e agrotóxicos.
Decepcionados com a política.
Sem esperança para o Brasil.
Enquanto isso, continuam…

Beberrões
Orgulhosos
Egocentristas
Magoados (ofendidos, mimimi)
Inconsequentes e alienados (esperança ilusória de que simplesmente ‘vai dar certo’. Não vai. Se fizer errado, não vai dar certo).

E essas pessoas que hoje estão fazendo o mal um dia já estiveram preocupados com a mudança. Porém, foram perdendo o ímpeto, sapos fervidos; transformados pelo processo.

Consumo de antidepressivos (não vou pregar sobre depressão hoje).

Segundo a OMS, a população brasileira é a mais deprimida da América Latina. Em seis anos, houve um salto de 74% no número de antidepressivos adquiridos pelos clientes da SulAmérica Seguros. [ABRIL].

Brasil? Um pouco eu culpo a mídia!

Pesquisa recente revelou que os remédios mais vendidos no Brasil são: 1º Analgésicos; 2º Antidepressivos; 3º Ansiolíticos.

Segundo a FOLHA, o consumo de antidepressivos em 2016 aumentou 27,4% no Brasil.

Segundo pesquisa do Pr. Moisés de Paula, 7 Bilhões de dólares são gastos por ano com antidepressivos.

Em 10 anos a doença cresceu 18% no mundo. 11,5 milhões de Brasileiros estão depressivos. São 322 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Os países ricos são os maiores consumidores de antidepressivos.

Como disse, não quero pregar hoje sobre depressão.

Mas, porque no final do ano essas coisas ficam tão em evidência?
- Resultado do ano (falta de planejamento financeiro, relacionamentos quebrados)
- Falta de esperança.
- Fruto dos lábios.
- Cansaço.
- Falta de gerenciamento das emoções (Decidir ser feliz / Enfrentar a tristeza).

Vivemos em dias onde o supérfluo tido como necessidade ou prioridade: Conforto, sabor, status, festas… E quando as pessoas não conseguem atingir o que julgam necessário (supérfluo) sentem-se tristes.

Após a ceia de natal; estávamos todos com a barriga estufada de tanto comer comida cara. Aí começamos a falar mal das cosias que subiram, da situação econômica do país… Até que me dei por conta: ESTAVA RECLAMANDO DE BARRIGA CHEIA, LITERALMENTE!

Sabe o que mais, falta de Lealdade nos relacionamentos: “Por uma Pedra em cima”. Moisés já tentou isso e não deu certo. Uma hora ou outra o cadáver aparece.

Resolver. Ter humildade. Ouvir. Entender que o outro pode realmente ter razão. Acreditar que talvez não planejou o mal.

Tristeza por causa da beleza pode ser vaidade.
Por causa do dinheiro pode ser avareza (idolatria).
Por causa de relacionamentos pode ser orgulho.

E justamente por isso, precisamos manter uma aparência bacana, bem cuidada, as finanças muito bem organizadas e os relacionamentos em dia.

Quem gosta de tristeza (mundo)?
- Poetas que morreram cedo. Alguns filósofos infelizes…

O caso de Elias.

Em 1Rs 19, Elias estava totalmente desanimado. Depois do episódio onde caiu fogo do céu, a chuva veio segundo a palavra dele, depois de 3,5 anos de seca e ele correu mais rápido que os cavalos do rei… O povo continua em pecado e nada muda. A sensação de Elias era de medo, fracasso, impotência e cansaço. Parecia que ele estava remando, remando com todas as suas forças sem sair do lugar. “Sempre a mesma cosia, nada muda, não importa o que eu faço”.

Deus lhe dá: Descanso (dormiu), nutrição (pão do céu), luz solar, exercício físico (caminhada), contato com a natureza, objetivos (sonhos, metas), terapia/discipulado (confronto), reciprocidade, intimidade (com Deus).

E você?

Descanso: É até pecado não descansar pelo menos 1 dia por semana. Quanto tempo faz que você não relaxa? Não tira férias? Não tira tempo para dormir?

Nutrição: Você se alimenta bem? Variedade? Qualidade? Hidrata?

Luz Solar: ‘Vê’ o sol? Se expõe a claridade? Sai de casa?

Exercício Físico: Pratica? Sedentário?

Contato com a natureza: Você tem? Vive só no ‘artificial’?

Objetivos: Quais seus sonhos para 2018? Sem um projeto, serão apenas utopia.

Discipulado: Aceita o confronto? Abre o coração?

Reciprocidade: Tem amizade com seus ‘iguais’ (irmãos,casal)…

Intimidade: Oração. Bíblia. Adoração…


A tristeza é realmente uma inimiga, serva de Satanás. Precisamos de um plano de ação para enfrentá-la e não deixar que ela estrague nosso 2018!

Precisamos decidir pela alegria e refutar a tristeza. Precisamos vigiar os pensamentos. Repreender a tristeza. Ordenar nossa alma a se alegrar.

Transforme seus sonhos em projetos. Divida seus objetivos em pequenas metas com data e celebre intensamente cada degrau subido!

Além do que, a ALEGRIA é um resultado da ação do Espírito Santo em nós. Alegrar-se é um mandamento de Deus para nós.

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Filipenses 4:4

Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, Atos 2:46

Quer alegria? Quer vencer a tristeza?

1) Busque Deus!
2) Valorize sua família.
3) Relacionamentos saudáveis.
4) Não perca as células, TADEL, cultos, discipulados, retiros, cursos…

Geralmente as pessoas mais engajadas (com alegria, prazer) na obra de Deus são as mais felizes que conheço.

Geralmente os murmuradores e pessimistas são os mais tristes.

Não esqueço de um episódio de uma série que assistir. Os personagens estava em uma missão e viajaram para o passado onde se perderam. Os anos passaram e foram gostando daquela vida, esqueceram que eram do futuro e esqueceram a missão… Quando seus companheiros os encontraram, já não queriam voltar. Tinham uma carreira, hábitos… Haviam se acostumado.

Não somos desse mundo. Se perdermos o foco de nossa missão, corremos o risco de ficarmos presos nessa terra.
Então se engaje na obra de Deus, pois não há nada nessa terra que possa saciar o seu coração.

Vamos orar pela alegria que vem de Deus!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!