Sete Passos para Sobreviver ao Natal

Pegue algumas sogras, genros, noras, tios, primos, avós... Coloque todos juntos e mexa com um pouco de trânsito, dinheiro, comida... Jogue tudo em uma panela de pressão e ferva! O resultado poderá ser uma gostosa comunhão ou uma terrível explosão. Qual você quer?



Sobrevivendo ao Natal


O Natal está chegando. Casas arrumadas, pátio limpo. Lindas árvores enfeitadas, presentes comprados e lâmpadas piscando. Lindo não é mesmo?

Porém, para algumas pessoas o Natal não é tão legal assim. Só de ver que essa época está chegando já começam a ficar nervosas, algumas, apavoradas!

Olhando de uma maneira um pouco pessimista, o natal tem tudo para dar errado. Pessoas correndo para comprar presentes, famílias discutindo sobre dinheiro. Pessoas de várias partes se reunindo para fazer uma festa. Cada um com seus jeitos e costumes. Porém, pelos olhos dá fé, o Natal tem tudo que precisa para dar certo: JESUS.

Eu quero que vocês vivam bem. Quero que tenham um feliz natal. Que as pessoas possam ver em cada um de vocês o testemunho de Jesus.

Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. Colossenses 4:5.

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Efésios 5:15,16.

Hoje, quero dar algumas dicas de como sobreviver ao Natal.

Esboço

1) Organização
2) Domínio Próprio
3) Altruísmo
4) Paciência
5) Fé
6) Tolerância
7) Alegria


1) Organização

Mas o homem nobre faz planos nobres, e graças aos seus feitos nobres permanece firme. Isaías 32:8.
Não é certo que se perdem os que só pensam no mal? Mas os que planejam o bem encontram amor e fidelidade. Provérbios 14:22


Para onde vocês vão?
Quantas horas de viagem?
Em que lugar vão parar para ir ao banheiro?
Existe um caminho alternativo?
Qual isso custará?
Quem e como serão pagas estas despesas?
Como dizem os ditados: “Quem não se comunica se trumbica” e ainda “o combinado não sai caro”.

Leve alguns medicamentos simples com você. Nunca se sabe quando vai dar uma dorzinha de cabeça ou aquele piriri… Ainda mais com comidas diferentes. Leve protetor solar, ninguém gosta de ficar todo queimado nas festas.

Faça uma check list: Presentes, gasolina, dinheiro, banheiro, roupa pra isso, roupa para aquilo…


2) Domínio Próprio

Mas o fruto do Espírito é …/… mansidão e domínio próprio. Gálatas 5:22,23.

Você não é um animal descontrolado. Sempre lembro dos touros e vacas da minha infância. Quando a vaca entrava no cio, saia que nem uma louca, quebrando cercas e coiceando tudo que havia pela frente em busca de um touro. VOCÊ NÃO É UMA VACA NO CIO!

Então se controle. Ei queridão, nada ficar cobiçando a mulher que não é a sua! Ei irmã, nada de ficar de conversinha fiada como homem que não é o seu. Todavia, não é apenas disso que estou falando.

Quando o sangue lhe subir a cabeça, lembre de Jesus pendurado na cruz e o sangue dele descendo…

Pelo poder do Espírito Santo que habita em ti, você pode se controlar! Respire fundo, você não quer estragar a festa não é mesmo? Não quer ser lembrando como o cara que deixou todos constrangidos.

Se precisar, vá ao banheiro, tranque a porta, sente um pouco, lave o rosto, respire fundo… Não vale a pena arrumar confusão.


3) Altruísmo

Nem sempre a Ceia vai ser onde você gostaria. Nem sempre o cardápio será o que você gosta. Muitas vezes o ventilador estará virado para o outro lado e a música tocando, não será a que você escolheu.

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Filipenses 2:3.


4) Paciência

Mas o fruto do Espírito é …/… paciência. Gálatas 5:22.

Tenha paciência. Talvez o trânsito estará trancado. Ou o produto que você queria, não vai mais estar no mercado. Ou ainda, vai ter aquele tio que vai discordar do cardápio que você propuser.. Tenha paciência!

Talvez alguém consuma vá beber e debochar de você. Ou ainda outro fazer uma piadinha inconveniente. Eventualmente, pode até ser que alguém queima mesmo é arrumar motivo para uma briga. Leve na esportiva ou de uma voltinha.

Lembre-se: Você é um adulto em quem habita o Espírito Santo! Você tem domínio próprio e paciência.


5) Fé e esperança

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Colossenses 3:2.
Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15:13.

São muitas as correrias nos feriados de Natal e Ano Novo. Além disso, as pessoas mudam muito sua rotina e fazem coisas que não estão acostumadas a fazer. Infelizmente, às vezes a soma de tudo isso acabou em tragédias. São muitos os casos de pessoas que tiverem algum fato trágico e marcante nessa época.
Porém, você precisa ter fé de que esse ano será diferente. Precisa profetizar que esse Natal será o melhor de todos os tempos para você e sua família.
Se todo final de ano é o mesmo estresse e a mesma ‘brigaçada’ dentro de casa, está na hora de ter fé, crer e profetizar que esse ano será diferente! Todavia essa diferença precisa começar em você!


6) Tolerância

A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. Provérbios 15:1

Leve na esportiva! Em festas de família é comum encontrar algum parente chato. Leve na esportiva, brinque, de uma risadinha. Se necessário saia à grega (não aquele sair tumultuoso). Porém, não faça barraco, não faça fiasco. Aguente mais um pouco, a festa já vai acabar e você já vai voltar pra casa.
São apenas alguns dias diferentes, depois tudo volta ao normal.
Nada de novela mexicana:Vou me separar de você”, “Vou acabar com minha vida”… Não faça melodrama. Geralmente decisões tomadas em cima de fatos anormais não dão certo. Não é bom tomar decisões na hora da raiva. Volte pra casa, acalme a cabeça. Ore, converse com seu discipulador… E se depois disso ainda achar que precisa conversar, faça com calma, com jeito.

Não seja o chato da festa. Não seja a pessoa que deixa todos tensos com declarações ameaçadoras. Ou que fica remoendo o passado em busca de situações constrangedoras.

Se for preciso, vá pra onde não quer ir e faça o que não quer fazer. Afinal, é só um ou dois dias mesmo de festa, isso não vai te matar. Desde que não peque!


7) Alegria

Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Atos 13:52.

Festeje, brinque, de risadas. Qual a imagem de cristão que você está ‘vendendo’ para sua família? Eles precisam ver que você tem a alegria que vem de Cristo!


Esboço

1) Organização
2) Domínio Próprio
3) Altruísmo
4) Paciência
5) Fé
6) Tolerância
7) Alegria

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...