quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Exaustão - Porção Dupla IV

Até onde vão os limites de um 'herói' do Senhor? Nessa mensagem apresentamos o Deus amoroso que não descarta seus servos nos dias difíceis, inclusive, que CURA DA DEPRESSÃO. 


Baixar mp3: MediaFire minhateca MEGA


Exaustão – Porção Dupla IV

Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles”. 1 Reis 19:1,2.

Jezabel aqui tipifica o pior tipo de mulher que existe. Além de idólatra, assassina, dada ao suborno e a mentira também tinha e ensinava um modelo deturpado de família. Acabe era um banana. Jezabel nesse caso, além de ser uma pessoa real, também tipificava as ações de um espírito maligno que recebe o mesmo nome que ela e age busca destruir os profetas e manipular líderes.

Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. 1 Reis 19:3,4.

Depois de orar e por 3 anos não chover. Depois de orar e cair fogo do céu. Depois de orar e a chuva cair novamente. Depois de correr mais rápido que o Usain Bolt… Depois de tudo isso, o desgraçado do rei (sentido espiritual) ainda não se arrepende e a rainha endemoninhada continua à solta! Depois de tudo isso o povo continua vivendo em pecado e Elias perseguido pelo ‘Exército’ e pela ‘Polícia Federal’.

Ele viaja aproximadamente 160Km de Jezreel até Berseba, que ficava no país vizinho, Judá.

A pressão foi imensa! Os sentimentos de abandono, fracasso, injustiça e solidão enxeram o coração de Elias.

Abandono: Elias se sentia abandonado pelas autoridades. Abandonado pelo povo.
Fracasso: Ele vinha ‘batendo na mesma tecla’ por tantos anos e parecia que não havia resultados. Aparentemente foram mais de 3 anos jogados fora. Aos olhos naturais, nada havia mudado e se continuasse daquele jeito, as coisas só piorariam.
Injustiça: Por mais que fizesse tudo certo, era chamado de ‘perturbador de Israel’. As autoridades estavam sempre o perseguindo.
Solidão: Elias pensava que estava sozinho. Que era o único guardião da fé verdadeira. Que ninguém a compreendia ou apoiava.

Elias senta-se debaixo de um pequeno arbusto, uma Giesta ou um Zimbro. Provavelmente com folhas semelhantes às do alecrim, oferecendo uma rala e desconfortável sombra.

Ele desanima da vida. Não vê sentido em continuar vivo. Não era mais apenas estresse. Elias estava em depressão.

Existem pessoas que chamam depressão de ‘frescura’. Depressão existe. Depressão é real. Porém, também é verdade que muitas vezes o que a pessoa tem é ‘apenas frescura’ e nada tem a ver com depressão.
Agora, quando é uma verdadeira depressão, sim, a situação é bem real e difícil... / ... Pois Jesus é o único que pode dar uma cura completa! Medicamentos, especialistas? Sim, isso ajuda, mas não resolve. Por quê? Porque a depressão envolve todo o ser: corpo, alma e espírito. E não existe comprimido ou terapia para o espírito.
O primeiro passo para a cura da depressão é entregar o coração para Jesus e deixar ele trazer vida dentro do seu espírito.

Elias estava no fundo do poço emocional. Eu também já estive depressivo. E com a depressão meu sistema imunológico baixou muito e fui acometido de outras enfermidades. Para você ter uma ideia, um dia desmaiei. Depois de acudido e acordado, coloquei sal debaixo da língua, caminhei com o sol forte até o posto e lá minha pressão estava 10/4! Depois do sal, do sol e da caminhada. Além disso, de doente que fiquei, cheguei a tomar 14 comprimidos por dia e isso por ordem médica. Detalhe, eu estava apenas com 22 anos!
Quando uma pessoa quer morrer ou simplesmente, não vê mais sentido em viver, todo o corpo se prepara para morrer.
Eu me sentia como Elias. Abandonado, fracassado, injustiçado, solitário e sem sentido para continuar vivo.

Porém, além do desgosto com a vida, existe um outro motivo para a depressão. A CULPA. Posso dizer que também sei o que é isso.
Ali pelos 16 anos, comecei a ouvir muito um pregador na televisão. Ele era bem severo no falar. Comecei a sentir uma culpa tão grande pelos meus pecados e quanto mais eu tentava vencê-los mais eu pecava. O sentimento de culpa se tornou tão forte dentro de mim que comecei a pedir a morte para mim. Dizia: “Deus, perdoa meus pecados e me mata”.

Talvez aqui hoje ou ouvindo pela internet tenhamos alguém passando por uma dessas situações. Desgosto com a vida ou sentimento de culpa. Eu já passei por isso. Minha mãe já passou por isso. E graças a Jesus que nos salvou, estamos hoje muito felizes! E é isso que vai acontecer também com você, porque hoje se inicia um grandioso processo de transformação em sua vida!

Sabe, você já pediu perdão para Jesus por seus erros? Então porque continua se martirizando? Você não crê na palavra?

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9.

Seja livre! Creia! Ele é fiel e justo para perdoar o seu pecado e te purificar! Agora você é tão santo como Jesus! Entendeu? Você já pediu perdão por seus pecados? Sim? Então agora repita: Eu sou tão santo como Jesus!
É a santidade de Jesus que está em você. É confiado nessa santidade de Jesus em você que você pode entrar no santo dos santos. Por isso que o véu foi removido. Antes os sacerdotes precisavam estar um ‘momento’ muito especial de santidade para entrarem 1 vez ao ano, com sininhos e uma corda amarrada. Pois facilmente poderiam morrer consumidos pela santidade de Deus. Agora que a santidade de Jesus está sobre nós, podemos adentrar nos mais profundos átrios da intimidade com o Pai! Isso é libertador, isso é maravilhoso! Seja livre, seja livre, seus pecados foram perdoados você é um santo, você é uma santa!


Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”. Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. 1 Reis 19:5,6.

Quem Deus enviou para servir Elias antes? Quem Deus envia agora para servir Elias?

Sirva a Deus um dia e os corvos de servirão. Sirva a Deus a vida inteira e os próprios anjos do Senhor te servirão.

Quando Elias estava forte, disposto e confiante, sentindo-se o poderoso, Deus enviou seus servos os corvos para levarem a comida. Agora, com Elias abatido, cansado, desanimado… Deus envia um anjo com provisão.

Ei! Preste atenção! Deus sempre estende a mão para quem o busca com o coração sincero! Se um dia ele comeu o pão que o corvo carregou hoje ele comia o pão que o anjo amassou! Não mais a água de um riacho secando, agora um jarro d’água trazido por um anjo! O processo de restauração havia começado!

O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”. Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus. 1 Reis 19:7,8.

Se você achou muito Elias correr 25Km e depois, mesmo abatido viajar 160Km de Israel até o Sul de Judá, vai se impressionar agora. Elias, depois de comer e beber do alimento do céu caminhou quase 400Km (sem fazer outra refeição) até o monte Horebe no Egito, também conhecido como Sinai, o monte onde Deus entregou os mandamentos para Moisés. Quando Deus envia o sustento do céu, não existe indisposição física que não se vá! Como este e Jesus, Elias também passa 40 dias em Jejum.

Viver é extraordinário. A vida é algo impressionante. Deus não apenas nos deu a vida como também nos sustenta vivos. Uma vida de qualidade só pode ser vivida com o sustento que Ele dá.

Enquanto entramos com recursos naturais, resolvemos situações naturais. Porém, como falei, depressão não é apenas algo físico. Quando é físico o remédio sozinho geralmente resolve. Todavia, o que tenho visto é que na maioria dos casos o uso exclusivo (apenas) do remédio apenas piora a situação, deixando a pessoa quase vegetativa sobre a cama. Em alguns casos, até mesmo viciada, literalmente, com direito a crises de abstinência e tudo.
Se fosse apenas algo da ordem psicológica e física, remédios e terapias resolveriam. Em alguns casos, ajudam muito é verdade. Entretanto, até hoje, a verdadeira cura da depressão, da tristeza, da melancolia crônica apenas vi quando existe busca por Deus!!! Não sou contra os tratamentos, estou apenas dizendo que sozinhos a eficácia deles é pequena.

Inclusive, é impressionante como a gama de problemas espirituais que se manifestam no corpo e na alma é enorme. A medicina geralmente não considera o espírito, então chama de ‘doenças psicossomáticas’. Existem aqueles que defendem que 80% das enfermidades tem origem em sentimentos, pensamentos, palavras e emoções e depois sim se manifestam no corpo.

Como Moisés e Jesus, Elias passa por esse período de 40 dias de Jejum.
Às vezes precisamos de momentos dramáticos, de um ponto de ruptura a sós com Deus. Esse momento pode acontecer num Culto de Celebração, em uma CRV, no TSD (ou numa sequência deles) ou como muitas vezes, em um Encontro com Deus na visão do MDA. Inclusive, ano que vem teremos Encontro aqui mesmo na nossa região. E uma coisa eu posso te garantir: O encontro é Tremendo!

Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: "O que você está fazendo aqui, Elias? " 1 Reis 19:9.

O Senhor agora o confronta. O que você está fazendo aqui Elias?
Ei, você que se encontra na caverna, escondido de ‘Deus’ e do mundo; o que você está fazendo aí?
Ei você que está pensando em desistir de tudo; o que você está fazendo nessa caverna?
Ei você que acha que não tem mais saída; o que você está fazendo nessa caverna?

Uma coisa que já tenho ouvido faz um tempo. Quando Deus nos faz uma pergunta, a verdade é que só Ele sabe a verdadeira resposta. Elias tinha uma noção de porque estava ali. Porém, o único que conhecia completamente o coração de Elias era o próprio Deus.

Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me". 1 Reis 19:10.
Elias tenta apresentar o que ‘acreditava’ serem seus motivos de tristeza.


O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto.
Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.
Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: "O que você está fazendo aqui, Elias? " 1 Reis 19:11-13.


O Senhor toca poderosamente em Elias. Manifesta Sua grandeza perante ele. Porém, manifesta também seu amor e o seu cuidado. Novamente, ajuda Elias a refletir.
O que você está fazendo aqui?
Elias responde a mesma coisa novamente. Ele estava focado nos problemas, nos fracassos. Não estava olhando para o que havia de bom. Para a vida, para as vitórias, para as conquistas… Adotara uma postura pessimista da vida.
Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me". 1 Reis 19:14.
Além disso, ele havia perdido o foco. Esquecera a missão de sua vida.
O Senhor lhe disse: "Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. 1 Reis 19:15,16.
Deus não coloca pessoas no mundo por acaso. E também não é um pai irresponsável. Ele nos dá uma identidade e uma missão.


Enquanto Elias estava focado no que não estava bom, ou seja, uma visão pessimista, negativista, Deus estava comemorando pelo que havia dado certo e olhando para frente, para o sucesso que ainda restava!
Ninguém melhor que Deus sabia quem era Elias. O Senhor o conhecia. Sabia o potencial que havia colocado dentro daquele homem. Como desperdiçar tudo isso ‘matando’ ele?
Ei meu amigo. O Senhor te conhece. Ele sabe o quanto você realmente vale. Ele sabe o quanto você ainda tem pela frente. E pode ter certeza de que se você já tivesse cumprido toda sua missão, ele já teria te levado! Então se você está vivo, ainda restam coisas maravilhosas pela frente. Não disse coisas fáceis. Não disse coisas que você quer. Eu disse coisas maravilhosas. O Extraordinário está logo ali na esquina do teu presente com o futuro!


Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”. Jeremias 1:5.
Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Salmos 139:15.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Salmos 139:14.
Sabia que se desenrolarmos os ‘fiozinhos’ de seu cérebro poderíamos dar 4 voltas na terra? Sabia que existe eletricidade neles e que nenhum computador do mundo é mais poderoso que essa sua cabecinha?
Sabia que se pegarmos 1 fio de cabelo seu ali está a receita de seu corpo inteiro? Não apenas escrita 1 vez, mas milhares de vezes!
Você é por deveras especial para o Senhor. Talvez ainda não saiba exatamente o que deve fazer nessa terra. Tudo bem. Seu discipulador vai ajudar você a descobrir. Eu como teu pastor vou ajudar você a descobrir. E sabe de uma coisa, existe uma imensa gama de tarefas que são parte da missão de praticamente todos nós.
- Interceder por todos.
- Fazer discípulos (inclusive evangelizar, batizar e ensinar cf. Mt 28:19ss).
- Operar milagres (cf. Mc 16).
- Testemunhar com a vida (bom profissional, santo, bom aluno).
O Senhor lhe disse: "Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. 1 Reis 19:15,16.
E sabe o que mais? Elias não estava sozinho. Existiam ainda 7 mil (perfeição) servos fiéis ao Senhor naquela região. Queridão, abra os olhos e olhe ao seu redor! Você não está sozinho. Nós todos aqui estamos para te receber de braços abertos. Não somos perfeitos. Falhamos. Porém, somos servos do Senhor e vamos te ajudar!
Diga para a pessoa do lado: Se precisar de ajuda, me procure!


Ministração:
O que você está fazendo aqui? Não me refiro ao culto. O que você está fazendo nessa tristeza, nessa poça de culpa, nesse desgosto pela vida?
Venha aqui, coloque suas lágrimas diante do Senhor. Os obreiros vão orar contigo e Jesus vai te curar! Venha receber o abraço do Papai que te ama, te criou e te colocou nesse mundo com um propósito.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!