terça-feira, 11 de outubro de 2016

Vencendo o Diabo, o mundo e a carne

Quer ser um cristão vitorioso? Essa mensagem desmascara os inimigos do cristão e aponta os meios para vencê-los.







Recomendo a leitura do estudo. Nele você encontrará CONTEÚDO EXTRA (não está no áudio).

Introdução: Pecado mata.



Deus nos criou para termos uma vida maravilhosa com ele. Vemos isso no Jardim do Éden. Porém, o pecado estragou tudo e o ser humano foi expulso do Jardim.
Felizmente, Jesus veio e trouxe a solução para nosso grande problema.

O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. João 10:10.

O pecado é única coisa que pode nos impedir de ter uma vida plena, uma vida em abundância!

Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. Isaías 59:2.

Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; Romanos 5:12.

Gostando’ você do pecado ou não. Ele mata. Se a Bíblia apresenta algo como pecado é porque ele tem um poder de destruição imenso! PECADO MATA. Cada vez que você peca é como tomar VENENO.

Sabe o REFRIGERANTE. Que é tóxico todos sabemos. Agora se você for cuidadoso e tomar só 1 copo por semana, talvez não venha a ter nenhuma complicação mais séria. Porém com o PECADO não é assim. NÃO EXISTE NÍVEL SEGURO.

PRECISAMOS FAZER GUERRA contra o pecado! Ele precisa ser ABOLIDO da sua vida!
É necessário uma RESISTÊNCIA ATIVA!

Vejamos nossos 3 inimigos que nos empurram na direção do pecado.

1) O Diabo.

Quem é o Diabo?
O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir. João 10:10.

Quais suas estratégias?
Acusação: Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: "Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite. Apocalipse 12:10.
Lutero e o tinteiro.

Distorção e Mentira: Mt 4:1-11.
Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? " Gn 3:1.
Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão!
Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal". Gênesis 3:4,5.
Ah, não é bem assim que não possa namorar alguém não convertido”.
Que que tem não dar o dízimo só esse mês, deus conhece o seu coração”.
Não precisa ir taaanto assim ‘na igreja’”.
O Espírito Santo mora em mim, então pra que discipulador”?
Não vou me batizar agora, afinal preciso me preparar melhor”.

Tentação (propostas): Mt 4:1-11.
Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. Tiago 1:14,15.
Nossa cobiça é o óvulo do pecado. O diabo sozinho não consegue te fazer pecar. Ele precisa que você aceite essa ‘fecundação’.

Ameaça: Então os oficiais gritaram na língua dos judeus ao povo de Jerusalém que estava sobre o muro, para assustá-lo e amedrontá-lo, com o intuito de conquistarem a cidade. 2 Crônicas 32:18.
Enquanto conversava com eles, Golias, o guerreiro filisteu de Gate, avançou e lançou seu desafio habitual; e Davi o ouviu. Quando os israelitas viram o homem, todos fugiram com muito medo. 1 Samuel 17:23,24. "Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo! 1Samuel 17: 44.
Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles". 1 Reis 19:1,2.
Isolamento: Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. 1 Pedro 5:8.
Usando as armas já citadas (acusação, distorção, mentira) o diabo procura isolar você do rebanho. Com um voraz predador ele sabe que precisa isolar a presa do rebanho.
Cristãos sem igreja? O inferno aplaude de pé.
Não deixemos de nos reunir como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. Hebreus 10:25.


Como vencê-lo?
Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Tiago 4:7.
Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno. 1 João 2:14.

2) O mundo.

O mundo é uma grande enxurrada de dejetos! Quem lembra do desastre de ‘Mariana’? Assim é o mundo. Uma enxurrada de dejetos com o objetivo de destruir tudo que encontrar pela frente.
O mundo é este sistema pecaminoso ao nosso redor.
Não se amoldem [forma] ao padrão deste mundo, mas transformem-se [metanóia] pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
Ex.: Melancia quadrada.
Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 1 João 5:19 NVI.
Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 1 João 5:19 ARA.

Nós não somos do mundo: Eles não são do mundo, como eu também não sou. João 17:16.
Não podemos amar o mundo: Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15.
Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Tiago 4:4
O que há no mundo?
a) Sistema antinatural de valores. Coisas são importantes, pessoas nem tanto. Carreira é importante, família não. É melhor deixar os filhos com babás. Não podemos disciplinar…
b) Desonra: Pessoas não cumprem horários. Faltam a compromissos sem avisar. Não dão honra aos idosos, nem aos pais e tratam as autoridades com desdém. Alunos batem em professores. Filhos dizem palavrões para os pais. Esposas tripudiam sobre os maridos. Maridos humilham as esposas. Visitam outros ministérios e não avisam. Faltam em programações e além de não avisar não prestam contas depois.
c) Rebeldia: Filhos desobedecem. Falam mal de pastores pelas costas. Não obedecem. Visitam outros ministérios por conta própria. Acham que seus líderes são meros conselheiros, não os veem como autoridades.
Quando você entregou sua vida para Jesus ela se tornou de Jesus! Isso é obvio!
d) Ganância: O Mundo é um antro de egoísmo. As pessoas querem mais e mais. São insaciáveis. O capitalismo que vivemos hoje apenas se sustenta no crescimento econômico.
e) Vaidade: Em vez de querer um carro que supra suas necessidades, no mundo, o desejo é por ostentação. CORRIDA TECNOLÓGICA. O celular não é apenas para cumprir funções, é para status. A televisão não é trocada quando estraga, mas quando surge um modelo com tecnologia superior.
O mundo trabalha para que a pessoa se sinta infeliz caso não esteja sempre satisfazendo sua gula por mais. É como naqueles desenhos animados onde o personagem segura uma vara com comida na frente do cavalo; ele corre, corre, mas, nunca tem seu desejo satisfeito.
No mundo as roupas não são para proteger, aquecer e dar decência. São para chamar atenção, provocar desejos.
f) Aparência: O Dr. Augusto Cury, escritor nº 1 do Brasil em termos de vendas, escreveu que antigamente as pessoas queriam ser. Depois, em um novo momento, elas passaram a se contentar com ter. Porém, atualmente, as pessoas desejam é parecer.
O que se tornaram as redes sociais? O império da hipocrisia. Pessoas que não dão a mínima para a família colocam lindas fotos dizendo que amam; muitas delas, fazem isso enquanto adulteram!
Outros escrevem discursos sobre mudar o mundo, enquanto não são capazes nem de lavar suas próprias meias!
Tem 1000 amigos nas redes sociais, porém, não visitam nem 1 durante a semana. Há alguns anos atrás fomos a pizzaria entre amigos. Notem que uma pessoa não parava de mexer no celular. Chamei e nada. Então enviei um ‘oi’ pelo celular e a pessoa prontamente respondeu. O que é isso? Um mundo de aparências, superficial e frágil.

Alienados não, apenas alienígenas: Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. João 17:15.
Agentes de transformação: "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Mateus 5:13,14.

Como vencer o mundo?
O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa . 1 João 5:4



3) A carne.

Esse é o pior inimigo do Cristão! Se você puder vencer este inimigo, será capaz de vencer os demais!

O que é a carne? É a natureza humana caída, contaminada pelo pecado.
Nosso espírito nasceu de novo. Nossa alma está em processo de transformação.
Morremos para o pecado? Sim! Agora precisamos nos apropriar e manifestar isso!
[História: Cobra sem cabeça e ‘Mike’, o frango que viveu 18 meses sem cabeça]

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Romanos 8:5-9.
Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8:13,14.

O que a carne deseja?

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Gálatas 5:19-21.

Pecados Sexuais: [imoralidade sexual, impureza e libertinagem] Sexo é uma maravilha de Deus criada exclusivamente para ser desfrutada entre marido e mulher. Qualquer coisa diferente disso é pecado.
Casamento é quando um homem e uma mulher moram juntos e tem autonomia. O casamento civil é um passo complementar muito importante.
Quando o namorado procura sexualmente a namorada, está trabalhando para transformá-la em uma prostituta. O mesmo vale para a namorada que procura seu amado. Isso vale também para desconhecidos, noivos… Enfim, para qualquer situação que não sejam marido e mulher. Também são desejos pecaminosos da carne o sexo anal, a masturbação (exceto quando praticada espontaneamente pelo cônjuge), uso de objetos, poligamia, adultério, incesto, pedofilia, zoofilia, pornografia e tudo mais.

Prostituição Espiritual: [idolatria e feitiçaria] Toda e qualquer coisa ou pessoa que ocupe o lugar de Deus na vida de alguém é um ídolo. Seja dinheiro, imagem de escultura, sistema filosófico, partido político, filhos, cantor, atleta, carreira… Inclusive a rebeldia e a rebelião.


Egoísmo: [ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja] Todas atitudes que tomamos pensando prioritariamente no bem próprio. Isso causa todo tipo de brigas e desentendimentos.
A carne sempre gosta de dar uma desculpa em vez de pedir perdão.
Sempre reclama quando não é satisfeita.
Exige atenção, aplausos e reconhecimento.
Não gosta de prestar contas, nem de obedecer. Submissão então a carne detesta!
Inclui até mesmo votar em alguém porque fará bem para si.


Exageros: [embriaguez, orgias] Por que algumas versões usam ‘glutonarias’ e outras ‘orgias’? Existiam os ‘bacanais’ que eram festas religiosas para a entidade ‘dionísio’. Lá se praticava a prostituição cultual (humana e até animal) e todo tipo de exageros, incluindo a embriaguez e a glutonaria. Tudo isso são obras da carne. A carne é exagerada. Como dizem minhas sobrinhas: “Demais não pode dindo”.
Comer demais, beber demais (amplo), vícios

Como vencer a carne?

Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Gálatas 5:16 NVI.
Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Gálatas 5:16 ARA.
Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, Romanos 8:13 NVI.


Orar: Existe uma luta interna cada vez que vamos orar. A natureza Adámica odeia oração. A carne sabe que a oração fortalece o espírito. Um cristão carnal não consegue orar mais de 15 min por dia.

Meditar: A carne sente sono e inquietação quando você tenta estudar a Palavra. A carne sabe que a Palavra é contra seus maus desígnios. Um cristão carnal não consegue ler nem 1 capítulo por dia.

Congregar: Sabe quando você ‘não está afim’ de sair de casa para a célula, ou culto, TADEL, discipulado… Sabe o que é isso? É a carne meu irmão. Sua carne sabe que se você congregar, seu egoísmo será confrontado. Um cristão carnal vive matando culto, célula, TADEL…

Discipulado: O discipulado é extremamente agressivo contra a carne. Afinal o discipulador consegue ver muitas áreas onde estamos dando lugar a carne sem perceber. O discipulado engloba todas as armas contra a carne. Está difícil ser fiel no discipulado? Cuidado! Quer dizer que sua carne está muito forte!

Dar: A natureza humana é extremamente egoísta, já vemos isso em bebês. Dar é uma cacetada na cabeça da carne. Ofertar e dizimar entra na lista de coisas que a carne detesta, pois se acha autossuficiente. Um cristão carnal jamais consegue ser um dizimista fiel.

Jejum: Como não odiaria? O Jejum agride a carne ferozmente. Quem nunca se sentiu irritadiço durante um jejum? É a carne agonizando sem seus exageros de comidas e bebidas. O crente carnal simplesmente não jejua. Ou faz uns jejuns de ‘faz de conta’.

Na verdade, o cristão carnal está desagradando completamente a Deus. É impossível que um cristão carnal consiga desfrutar o melhor de Deus.
Na verdade, ou ele inicia a guerra contra a carne, ou até a salvação vai perder!
os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus”. Gálatas 5:21.

É preciso que a Igreja acorde para a realidade de que não podemos agradar a Deus e a nossa carne! Amar a Deus requer crucificar a carne!
Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser me acompanhar, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23.

É uma tríplice renúncia: Negar os desejos da carne, optar a cada instante pelo caminho estreito, abrir mão de decidir seu próprio futuro.

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. Colossenses 3:5.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!