quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Murmuração e desgraça ou fé e conquista?

O povo hebreu murmurou, reclamou e aquela geração não entrou na terra prometida. Feio? Essa mensagem vai ajudar você a perceber, caso tenha se tornado um murmurador.


Aconteceu que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do Senhor. Quando ele os ouviu, a sua ira acendeu-se e fogo da parte do Senhor queimou entre eles e consumiu algumas extremidades do acampamento. Então o povo clamou a Moisés, este orou ao Senhor, e o fogo extinguiu-se. Por isso aquele lugar foi chamado Taberá, porque o fogo da parte do Senhor queimou entre eles.
Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: "Ah, se tivéssemos carne para comer! Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná! " Números 11:1-6.

Percebeu algo estranho nesse texto? Um pouco antes do trecho que lemos o povo já havia irritado e muito ao Senhor por diversas vezes. Irrita mais uma vez e o Senhor os castiga por isso. Eles pedem ajuda para Moisés que intercede a favor deles e a desgraça para.
Esse mesmo povo que pediu ajuda de Moisés para ficar em paz com Deus, logo em seguida começa a reclamar do Maná! Pasmem! Caia pão do céu e eles ficaram reclamando! Não apenas isso, mas, falando como se na escravidão do Egito fosse melhor! Isso simplesmente não tem cabimento!

Aí é toda aquela história de novo. Deus envia as codornizes, depois vem a praga, morrem muitos… Tudo de novo.
E quando você pensa “ah, agora o povo aprendeu”. O que acontece? Arão e Miriã se rebelam contra Moisés e por conseguinte, contra Deus.

Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita. "Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés? ", perguntaram. "Também não tem ele falado por meio de nós? " E o Senhor ouviu isso. Números 12:1-2.

Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou. Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para ela, viu que ela estava com lepra e disse a Moisés: "Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos. Não permita que ela fique como um feto abortado que sai do ventre de sua mãe com a metade do corpo destruído". Então Moisés clamou ao Senhor: "Ó Deus, por misericórdia, cura-a! "O Senhor respondeu a Moisés: "Se o pai dela lhe tivesse cuspido no rosto, não estaria ela envergonhada sete dias? Que fique isolada fora do acampamento sete dias; depois ela poderá ser trazida de volta". Então Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta. Números 12:9-15.

Uau! Isso que estamos falando de apenas 2 capítulos! Bom, agora o povo deve ter aprendido a lição não é mesmo? NÃO! Aprendeu nada!

Eles então retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra. E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque. Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão". Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! " Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós". E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles". Números 13:26-33
Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? " E disseram uns aos outros: "Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito! " Então Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembleia dos israelitas. Números 14:1-5.
Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: "Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores. Diga-lhes: ‘Juro pelo meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram: Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim. Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Mas, quanto aos seus filhos, sobre os quais vocês disseram que seriam tomados como despojo de guerra, eu os farei entrar para desfrutarem a terra que vocês rejeitaram. O cadáveres de vocês, porém, cairão neste deserto. Os filhos de vocês serão pastores aqui durante quarenta anos, sofrendo pela infidelidade de vocês, até que o último cadáver de vocês seja destruído no deserto. Durante quarenta anos vocês sofrerão a conseqüência dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição; cada ano corresponderá a cada um dos quarenta dias em que vocês observaram a terra’. Eu, o Senhor, falei, e certamente farei essas coisas a toda esta comunidade ímpia, que conspirou contra mim. Encontrarão o seu fim neste deserto; aqui morrerão". Os homens enviados por Moisés em missão de reconhecimento daquela terra voltaram e fizeram toda a comunidade queixar-se contra ele ao espalharem um relatório negativo; esses homens responsáveis por espalhar o relatório negativo sobre a terra morreram subitamente de praga perante o Senhor. De todos os que foram observar a terra, somente Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, sobreviveram. Quando Moisés transmitiu essas palavras a todos os israelitas, eles choraram amargamente. Na madrugada seguinte subiram para o alto da região montanhosa, e disseram: "Subiremos ao lugar que o Senhor prometeu, pois cometemos pecado". Moisés, porém, disse: "Por que vocês estão desobedecendo à ordem do Senhor? Isso não terá sucesso! Não subam, porque o Senhor não está com vocês. Vocês serão derrotados pelos inimigos, pois os amalequitas e os cananeus os enfrentarão ali, e vocês cairão à espada. Visto que deixaram de seguir ao Senhor, ele não estará com vocês". Apesar disso, eles subiram desafiadoramente ao alto da região montanhosa, mas nem Moisés nem a arca da aliança do Senhor saíram do acampamento. Então os amalequitas e os cananeus que lá viviam desceram e os derrotaram e os perseguiram até Hormá. Números 14:26-45.

Bom. O que podemos aprender com tudo isso?

Havia um povo que contava com o FAVOR de Deus. Mas NÃO ERA GRATO.

Você consegue perceber o FAVOR do Senhor sobre nós? Veja tudo o que aconteceu em nossas festas? Apenas jejuamos e oramos durante 30 dias e choveu de convidados e de novos nascidos!
Consegue enxergar o privilégio que você tem de estar em uma igreja em células e discipulado, uma igreja na visão do MDA?

Um povo que experimentava o PODER de Deus, mas, NÃO O RECONHECIA como Deus (soberano).

Já percebeu como o Senhor move em nosso meio com seu PODER? Curas, profecias, sinais, palavras de conhecimento… Você reconhece esse poderoso agir? Você já se deu conta que vive no meio de um avivamento que gerações antes de você almejaram?

Eles tinha PROMESSAS. Porém não estavam dispostos a CRER.

Parece estranho entender como esse povo pode desprezar a promessa da terra prometida e ficar murmurando. Como não creram?
Amado, imagine só se Deus revelasse ao Brasil que iríamos invadir a China, eliminar sua população e assumir o país? Ou ainda fazer guerra com os EUA, eliminá-los de seu país e assumir suas terras e posses. Você creria?
Apenas Josué e Calebe conseguiram crer. Mais de 2,5 milhões de pessoas morreram por não crer! E morreram sem desfrutar do que Deus tinha para elas!
Fale a verdade. Qual o seu sentimento quando falo de termos 1000 pessoas até 2018? Se parece mais com o dos 10 espias ou com Calebe e Josué?
Muitas pessoas não gostam de células porque dá trabalho. Porque tira da zona de conforto. Porque Igreja em células desafia a fé!
Consegue ver sua célula multiplicando até o final do ano? Se sua célula multiplicou ano passado e até agora nem colocou cartaz ainda, então não crê!
Qual a moral que você tem para criticar o povo hebreu se nem acredita nas 20 células, nos 20 batismos e nos 80 MDA’s? Se não crê nas 100 pessoas por culto?
O que eles tinham? O mesmo que você tem!


Um FUTURO GLORIOSO os esperava, todavia, só conseguiam enxergar as DIFICULDADES momentâneas.

Onde você tem fixado seus olhos? Em Deus ou nas dificuldades? Nas promessas ou nos fracassos? Eles não estavam focados no objetivo e por isso se distraíam com pormenores. Eles não estavam concentrados em sua missão e por isso sobrava tempo para briguinhas.


Resultado. Perderam tudo. Quer dizer, todos, menos Josué e Calebe. Por quê?

Nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a Averá. Mas, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão. Números 14:23,24.
Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Números 14:30.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!