segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Família Turbo

O que significa a palavra FAMÍLIA para você? Esta mensagem toca 4 pontos elementares para uma família muito acima da média; uma FAMÍLIA TURBO.





Quantos aqui desejam ter famílias felizes? Muito obvio. Família é algo que querendo ou não, todos têm. Não há como fugir dessa regra. Pai, mãe, irmãos… Não temos como trocar de família. E se você está aqui hoje, nem de cônjuge você pode trocar.
Família é a base da sociedade. A Família é a célula máter da sociedade. Tudo que acontece na sociedade, primeiro acontece dentro de casa. E se queremos causar uma revolução, ela precisa começar em nossos lares. A família, é a sua célula principal.
Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. 1 Timóteo 5:8.
O amor é a essência de Deus. Deus é amor (1Jo 4:8). E conjugar o verbo amar é o mandamento mais importante. Nas palavras de Jesus:
Respondeu Jesus: "O mais importante é este: … Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes". Marcos 12:29-31.
Agora, se você disser que ama a Deus e disser que ama o próximo mas não CUIDAR de sua família, especialmente os de sua casa, NEGOU A FÉ E É PIOR QUE ALGUÉM QUE NÃO CRÊ EM JESUS!
É IMPOSSÍVEL AMAR A DEUS SEM AMAR O PRÓXIMO!
Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”. 1 João 4:20.
E É INÚTIL AMAR O PRÓXIMO SEM CUIDAR DA FAMÍLIA. Ou seja. Uma pessoa que não cuida dos de sua casa, não consegue ter relacionamento com Deus!

Um marido que trata mal sua esposa, não tem suas orações atendidas:
Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. 1 Pedro 3:7.

Uma esposa que não honra seu marido, está em rebelião contra Jesus:
Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos”. Efésios 5:22-24.

Deus retém a bênção sobre filhos que não honram os pais:
Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”. Deuteronômio 5:16.

Pais não podem maltratar seus filhos, isso desagrada ao Senhor.
Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses 3:21.

Conforme acabamos de ver, cada integrante da família tem suas responsabilidades dentro do lar.
Se queremos mudar o mundo, ganhar vidas para Jesus, enfim, fazer toda a diferença, então precisamos ser Famílias Turbo. Famílias que os de fora olhem e queiram ser como nós.

1) Em sua agenda e em seu orçamento.
Certa vez ouvi a frase: “Se algo é realmente importante para você estará em sua agenda e em seu orçamento”.
Quando foi a última vez que você investiu em sua família? Diga-me qual o último presente que você deu para seu pai, sua mãe, seu marido, sua esposa, seus filhos?

Quando você vai interceder, quais as primeiras pessoas por quem intercede?
Sua esposa é sua ovelha principal. Seus filhos, são seus principais discípulos!
Se sua família der errado, você é um fracasso!

Quanto tempo por dia você tira para escutar sua família? Você dialoga?
Se deseja construir algo de QUALIDADE será necessário investir muito TEMPO e RECURSOS.
A empresa sueca Köenigsegg produz carros que estão entre os mais impressionantes supercarros do mundo! Eles são produzidos quase que artesanalmente e o proprietário da empresa, Christian von Köenigsegg, revisa pessoalmente carro por carro! Não é atoa que o Agera foi ‘o carro’ o filme Need for Speed. Com 1.176cv, acelerando de 0 a 100 em 2,8s, capaz de alcançar 440Km/h e custando apenas 8 milhões!
Poucos adquirir um carro desses. Eles são feitos de forma muito individual, demorada, detalhista e cara, muito cara. Por outro lado, milhões de carros são produzimos e vendidos em linhas de montagem totalmente mecanizadas, primando o lucro da empresa e a quantidade.
A questão aqui é: Que tipo de família você quer? Uma família Fiat Uno ou uma família Köenigsegg Agera?
Lembre-se: QUALIDADE exige TEMPO e RECURSOS.


2) Uma área de estudo.

Ei! Quando foi a última vez que você comprou um livro sobre família?
Ué, pensei que vocês tivessem levantado a mão quando perguntei se queriam famílias felizes. Paraí, quer dizer que você deseja se tornar bom em um assunto (família) sem investir (tempo, dinheiro) e sem estudar sobre ele? Como assim?
PARA FICAR BOM EM ALGO É PRECISO TREINAR!
Veja o caso de Michael Phelps. Em 2012 seus números eram: 27 anos e 22 medalhas. O maior atleta olímpico de todos os tempos! Como? 20 anos treinando todos os dias, começando às 6h da manhã. [No Rio ganhou mais 6 medalhas].
Quer ter uma Família Turbo? Assista boas pregações, leia bons livros. Recomendo Josué Gonçalves, Luciano Subira, Paul e Rebeca Hrubrik, Garry Chapman, Jaime Kemp… Participe de seminários e conferências.
Inclusive teremos aqui o seminário da família com video palestrar de Josué Gonçalves e tempos de diálogo.

3) Uma família regida por Princípios.

Não basta apenas investirmos e estudarmos. Precisamos conhecer os princípios que a Bíblia ensina sobre família. Claro que isso já está intrínseco acima, mas, queremos focar de modo específico.
Existem muitas famílias legais. Até ali. Porque legal mesmo é uma família que vive de acordo com os princípios do Reino de Deus. Não é suficiente ser uma boa mãe. É necessário ser a mãe que a Bíblia ensina. Não adianta ser um ótimo marido e um pai fantástico se não for o cônjuge e o marido que a Bíblia o chama para ser. Afinal, tudo aquilo que não estiver alinhado com os princípios estabelecidos na Palavra de Deus não subsistirá. Cedo ou tarde cairá. Porém, o que for edificado de acordo com a Palavra de Deus permanecerá para sempre!
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”. Lucas 21:33.
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Mateus 7:24.
Uma família estabelecida fora dos princípios da Bíblia pode até ser uma família bonita, como uma linda casa. Porém, uma casa sem fundação, sem alicerces que vai rachar na primeira chuva e cair duranta a próxima tempestade.
Já uma família estabelecida nos princípios da palavra de Deus, é uma família tão sólida quanto Sua Palavra.
Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa”. Salmos 128:1-3.


4) Uma rotina perseverante.

É lindo ouvir tudo isso que estamos aprendendo. E com certeza essa semana você colocará em prática. Até porque falaremos sobre isso novamente em nossas células. Agora, quero ver quem daqui 10 anos ainda estará praticando estes princípios. Afinal, a questão não é apenas fazer. É continuar fazendo até que isso se torne parte de seu ser!
Que adianta essa semana você amar e cuidar de sua família e daqui 20 dias estar quebrando o pau novamente? Que adianta você procurar obedecer sua função familiar, como a Bíblia orienta que seja por um mês e depois dizer que é difícil e voltar a agir como antes?
Ah, mas meu cônjuge não está fazendo a parte dele”. Posso te responder um tanto quanto simplista? Problema é dele/dela! Faça você a sua parte. Persevere por toda a sua vida em obedecer a Palavra de Deus e você verá os resultados aqui e na eternidade.
O problema é que vivemos na geração micro-ondas. Antes, era necessário se programar para assistir determinado programa de televisão. Agora é só clicar a qualquer momento e ainda reclamamos que leva tempo para carregar! Antes, era necessário picar a lenha, fazer os gravetos, acender o fogo e só então aquecer a água. Agora basta apertar um botão e esperar 1min. John Maxwell chama isso de “A lei do Processo”.
Uma Família Turbo não se constrói em um dia! A luta que garantiu a medalha de ouro de Rafaela Silva no judô foi apenas o resultado de anos de treino. E se você começou tudo errado a sua família, se prepare, vai ser dureza! Teremos que fazer uma profunda reforma, teremos que revirar os fundamentos, cravar estacas no solo e reforçar toda a estrutura! Mas sabe de uma coisa? Vai valer a pena!
Deus de Deus, não há nada nesse mundo que seja mais importante do que a sua família. Sua família, seu tesouro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!