terça-feira, 2 de agosto de 2016

Como mover nos 5 ministérios diariamente

Muitas vezes polarizamos demais o assunto dos "5 ministérios". Verdade é, que o Senhor deseja que nos movamos em todos eles, todos os dias! Isso mesmo. Claro que temos mais facilidade em um ou outro... Porém, essa mensagem busca auxiliar você a mover-se nos 5 ministérios todos os dias. É uma mensagem curta, simples e até mesmo superficial, pois toca de leve em cada uma das 5 áreas.


 

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Efésios 4:11-13.

Observe esse texto. Creio que Deus não nos colocou nessa terra por acaso. Cada um de nós tem uma missão. Cada um de nós recebeu de Deus ferramentas para exercer com maior facilidade um dos cinco ministérios. Isso tem tudo a ver com seus talentos, dons e também com sua personalidade. Porém hoje não vou ensinar você como identificar seu ministério. Na verdade, vou incentivar você a exercer todos os ministérios. Porque o texto que acabamos de ler nos fala que quem tem um dom ministerial, o tem para edificar, para equipar os demais. E qual a finalidade? Que todos se tornem filhos perfeitos, filhos maduros como Jesus.
E qual a única maneira de tudo aquilo de bom que Deus colocou em você vir sobre mim, o que ha de bom de Deus em mim, cair sobre você e o que há de Deus no amigo ao seu lado vir sobre nós? RELACIONAMENTOS. Igreja são relacionamentos. Relacionamento vertical e relacionamentos horizontais. Precisamos estabelecer um relacionamento saudável com Jesus e com as pessoas ao nosso redor. Querendo ou não, gostando ou não, ninguém é autossuficiente, ninguém é uma ilha, precisamos todos do Senhor e uns dos outros.
Jesus se movia em todos os dons. Sim, essa é uma pregação simplista que não se apaga aos pormenores. Vamos lá?

Creio que o desejo do Senhor é que você seja um mestre em sua casa. Mestre é aquela pessoa que tem uma capacitação sobrenatural para transmitir ensinamento. Assuma-se como um mestre em sua família. Seja em sua família aquela pessoa que conhece a Palavra de Deus. Que a lê todos os dias e quando não entende procura a ajuda de seu discipulador. Aquela pessoa que vence o senso comum e é capaz de anunciar as verdades contidas na Escritura e transmiti-las de uma maneira muito fácil e prática.
Há alguns dias estive na minha avó. Ela mostrou um caderno onde copia o devocional que estuda todo os dias. Por quê? Porque ela não quer deixar a mente parada. Quer crescer ou, pelo menos, não quer regredir.

Que você seja também o apóstolo de sua casa. O apóstolo é alguém inovador, alguém dinâmico, alguém que organiza sem se prender a rigidez. Organiza sem chegar ao ponto de ser chato. Apóstolo significa enviado. Era aquele que os Romanos enviavam à frente, antes de iniciar uma colônia. Seja o apóstolo de sua família. Até aqui todos foram da religião x ou y? Você será então o primeiro a descobrir que podemos ir muito além de religião, podemos desenvolver um relacionamento com Jesus.
Até aqui sua família foi pobre? Seja o apóstolo de sua casa, mova-se na direção da prosperidade. Vença o espírito de pobreza e comece a se enxergar prosperando. “Ah mas todos na minha família são pobres, eu não tenho oportunidades”. Pode até ser que até aqui você não teve oportunidades, mas você agora será o apóstolo de sua casa, Deus está arrancando essa mentalidade de pobreza, essa mentalidade de pobre coitado, de se achar burro e incapaz e Deus está derramando sobre você a capacitação para pensar grande e para cavar poços onde nunca alguém havia cavado!
Não aceite as desgraças se escondendo atrás da frase “sempre foi assim” ou ainda “eu não consigo”. Pare com isso querido. Endireite esses ombros e assuma uma postura de apóstolo. Inove. Faça o que ninguém fez até agora. Abra seus horizontes. Leia, estude, trabalhe, tenha fé e siga na direção que Deus te der, principalmente através da Bíblia e da sua liderança. Você vai ir longe. Ah algum tempo entreguei uma palavra de que alguns irmãos iniciariam empresas. E não se cumpriu? Cumpriu. E hoje estou liberando essa palavra sobre sua vida. Bata as asas e voe. O HORIZONTE NÃO É O FIM DO CÉU, É APENAS O LIMITE DE SUA VISÃO. SUBA MAIS ALTO E VOCÊ VERÁ MAIS LONGE. Seja um sonhador e trabalhe na direção de seus sonhos. Não fique esperando que tudo caia do céu. Diga para pessoa ao seu lado: Você é um apóstolo em sua família! Você crê? Então diga bem forte ‘eu recebo’.
Os 12 espias deveriam ter uma mentalidade assim. Foram enviados à frente para espiar a terra. Porém apenas Josué e Calebe tinham essa postura. Resultado? Os murmuradores morreram e Josué e Calebe conquistaram a terra! Nm 14:26-45.

Aprenda também a ser o profeta em sua casa. O Diabo tem tentado a humanidade a se tornar extremamente pessimista e imoral. Mas com você não será mais assim. Você será aquele que olha para o céu e escuta a voz de Deus! A Bíblia deixa muito claro que o diabo veio para roubar, matar e destruir. Porém Jesus veio para dar vida e vida em abundância. Como profeta do Senhor, comece a enxergar a conversão de seus pais, de seu marido, de sua esposa, de seus avós!
Assuma a posição de atrair os céus para a terra. Assuma o compromisso de viver em total dependência do Senhor. Crendo e obedecendo de imediato. Seja o profeta de sua casa. Não se contente com baixos padrões espirituais e morais em sua família. Não se contente com baixos padrões morais e espirituais em sua célula! Assuma-se como um profeta em sua célula e comece a declarar o favor e o mover de Deus sobre ela. Assuma o papel de profeta na vida de seus natanaéis Afinal, se você não for profeta do Senhor na vida deles, quem será?
O mundo tenta jogar as pessoas pra baixo. Os telejornais enchem a cabeça das pessoas de medo. É medo de guerra, medo de doenças, medo de crise financeira. Medo, medo, medo… Quem está interessado em manter as pessoas presas ao medo? Seja o profeta dos seus colegas de trabalho, do pessoal que pega ônibus contigo, dos colegas de aula… Liberte as pessoas do medo anunciando a Fé que vem de Deus.

Além disso, seja o pastor de sua família! O pastor é aquele que cuida, que ama, que aparta conflitos, que restaura corações… Seja um pastor onde quer que for. Aquela pessoa que aparta as brigas no meio de uma geração que coloca lenha na fogueira. Seja aquele que está sempre pronto para ouvir, para curar a alma dos aflitos. Tenha um coração de pastor, que é capaz de enxergar cada ser humano como único e especial. Busque ter um coração de pastor que vai atrás de cada pessoa que um dia esteve na fé, porém, se afastou ou desanimou. Comece por sua família, sua célula, sua igreja, sua cidade… Receba de Deus um coração que se preocupa mais com o bem estar dos outros do que com o seu próprio. Receba de Deus a capacidade para se preciso for, sofrer prejuízo para que outro seja aplaudido (se de bem).
Assuma sobre si a responsabilidade de pastor, de proteger as pessoas ao seu redor. De curar as pessoas ao seu redor. De cada vez que entrar em um ambiente, encher ele de paz. Ao ponto de que sua simples presença faça todos se sentirem tranquilos, protegidos, em paz e amados.
Ah pastor, mas eu não sou assim”. Eu também não era! E infelizmente, ainda tenho muito para crescer nessa área. Mas já estou muito melhor do que eu era.

Seja o evangelista daqueles que estão ao seu redor. Como disse agora a pouco, as pessoas por aí andam com medo e sem esperança. O evangelista é aquele que leva uma boa notícia. E qual a melhor notícia de todos os tempos? Que Deus nos amou tanto que deu seu filho Jesus para perdão de nossos pecados. Que nós estávamos de fato perdidos e condenados ao inferno, porém, Deus nos deu Jesus e todo aquele que nele crê é salvo da perdição eterna e passa a experimentar Deus como seu Pai já aqui na terra!
Se você descobrisse a cura para o câncer, guardaria a sete chaves ou contaria para todos? Se você descobrisse a cura para a AIDS ou Zica ou Esclerose… Espalharia a (boa) notícia ou não? E se você descobrisse um combustível renovável não poluente ou uma bateria que gerasse energia ilimitada sem poluir? Agora preste atenção: VOCÊ SABE A MELHOR NOVIDADE DE TODOS OS TEMPOS! As pessoas não precisam mais viver atormentadas. As pessoas não precisam mais queimar eternamente no inferno. Elas podem entregar as suas vidas para Jesus, podem recebê-los como Senhor e Salvador de Suas vidas! Aloooou! Entendeu? Existem pessoas boas ao seu redor. Pessoas que você ama e quer bem. Porém, estão condenadas ao inferno de eterno tormento, pois em algum momento de suas vidas pecaram. E você vai deixar elas morrerem e irem para o inferno sabendo como elas podem fazer para serem salvas? Você vai deixar elas viver em sofrimento sendo que poderiam ter Jesus como seu companheiro dessa jornada? Não mesmo! Seja o evangelista que eles tanto precisam. Anuncie essa boa notícia. Ninguém mais precisa padecer de eterno sofrimento. Espalhe essa boa notícia, seja um evangelista! Quantos evangelistas temos aqui? Quantas aqui se importam com os seus amigos, familiares e conhecidos? Então com certeza, já que você realmente os ama, vai falar sobre Jesus para eles, final, amigo de verdade é aquele que te anuncia as boas notícias de Jesus Cristo!

Sabe de uma coisa. Quero agora ser um mestre sobre sua vida e lhe anunciar a Palavra de Deus. Quero ser um apóstolo nesse momento para te dizer que você pode ir além. Quero ser um profeta para ti nesse momento para te ajudar a ver que um relacionamento íntimo com Jesus é possível. Quero te servir como pastor e te amar, cuidar e ajudar a viver em paz com Deus e com as pessoas. E por último, quero ser também um evangelista e te falar que você não precisa mais viver com medo do diabo e do inferno. Você pode hoje mesmo arrepender-se dos seus pecados, pedir perdão para Jesus reconhecendo ELE como Senhor e Salvador e daqui para frente, ser amigo de Jesus. Você quer?


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!