Visão Quíntupla p2: Profeta

Escolha ser um sinal profético para essa geração! Ou melhor, escolha fazer parte de uma geração profética que denuncia o pecado, não pelo confronto do ímpio, mas, do desafio aos santos de manifestarem sua verdadeira identidade!









Geração Profética.


Boa noite queridos irmãos! Graça e paz.
Quantos de vocês gostam de ver um dedo indicador apontado para alguma direção?
Se você estivesse caminhando pela rua e de repente alguém apontasse o dedo diretamente para você, gostaria?
Agora se você estivesse em um lugar totalmente desconhecido, perdido e perguntasse pelo caminho certo e então alguém apontasse o dedo na direção de sua rota. Tenho certeza que você se alegraria muito!
Bom, porém, já aconteceu de alguém me indicar o caminho e... Estar completamente errado. Que frustração. Que desperdício de tempo! Então a questão não é apenas encontrar alguém que aponte o caminho, mas, alguém que aponte o caminho certo!
É sobre isso que falaremos hoje. Os profetas são as pessoas que apontam o dedo para o caminho. Falsos profetas, apontam o caminho errado, aquele que eles acham melhor por questões pessoais. Já os verdadeiros profetas, apontam seu dedo na direção que o mapa, a Bíblia sagrada ensina.
Quando pensamos em implantar uma Igreja, logo nos vem a mente os ministérios apostólico e profético. Me parece que não é a primeira interpretação do texto que vou citar, porém, não posso negar que essa interpretação, na prática, faz muito sentido.
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular. Ef 2:20.
Um apóstolo é muito importante na implantação de uma igreja local. Afinal de contas ele é o 'polegar'. O dedo que toca todos os demais dedos. Aquele que tem a semente de cada um dos outros 4 ministérios dentro de si. À partir dele todos os ministérios podem germinar na Igreja. Ele tem a planta, o projeto na mão.
Já o profeta é responsável pelo controle de qualidade. Ele vê o ponto de vista de Deus sobre as questões. Sente o coração do Senhor e o revela aos homens.
Como nos lembrou a profetiza Mara Enke em nosso último encontro do PGE, a Igreja Fonte de Vida é uma igreja profética desde os seus primórdios. Ser uma igreja profética não está necessariamente relacionado ao ato de profetizar. Somos uma igreja profética que expõe o coração de Deus para essa geração; que sente o coração de Deus e traduz esse sentimento em ações!
Nosso chamado é apontar o caminho; o caminho que a Bíblia revela.
O arder do fogo do Espírito Santo começou em Atos dos Apóstolos e como igreja profética nestes tempos, surgimos como debaixo de um forte mover do Espírito Santo. Não podemos e não queremos negar isso! Não queremos inclusive, deixar essa chama apagar!
Como expliquei na semana passada, o propósito desta série não é ensinar como é cada ministério, mas, transmitir a mensagem de cada um deles. Então vamos lá, 3 aspectos que os profetas desejam que você saiba!
1. Santidade
Como igreja profética, precisamos viver um padrão radical de santidade! Denunciarmos o pecado não pelo confronto do ímpio, mas, do desafio dos santos a manifestarem sua verdadeira identidade.
Você precisa ser a prova de que santidade é possível!
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9
Que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti. Neemias 1:6

Uma geração profética prefere morrer a abrir mão de seu discurso de santidade. Prefere a morta a ficar longe da presença de seu amado. Um padrão radical de santidade vai muito além de abrir mão do pecado.

"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine. 1 Coríntios 6:12.
Pessoas normais não estão preocupadas com moralidade ou santidade. Pessoas cheias de boas intenções não estão preocupadas com santidade, porém, com moralidade. Apenas os filhos de Deus se interessam por santidade. Entretanto existe um grupo que vai ainda mais além. Não se satisfazem apenas em deixar de lado o pecado, querem um proximidade ainda mais intensa do seu amado Jesus.
"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. 1 Coríntios 10:23.
Abrir mão do pecado é algo muito racional. O pecado é venenoso, nocivo, ácido, mortal… Qualquer pessoa em sã consciência deve fazer de tudo para ficar muito longe do pecado. Agora, existem muitas outras raposinhas que precisamos eliminar.

Apanhem para nós as raposas, as raposinhas que estragam as vinhas, pois as nossas vinhas estão floridas. Cânticos 2:15.
Não ouvir músicas com palavrões e outros tipos de pecados é uma questão de bom senso. Qualquer pessoa em sã consciência não escuta músicas bagaceiras. Agora, um padrão radical de santidade implica em entender música como um instrumento de adoração ao Senhor!
Não assistir porcarias na televisão é algo muito normal, não precisa nem ser cristão para discernir que existem muitas coisas na televisão que não dá para assistir. Agora, um padrão radical de santidade, implica em filtrar até mesmo os telejornais… Nem vou tocar no assunto novela, porque esse mal creio que vocês já venceram.
Uma coisa é abrir mão do pecado, outra é abrir mão de tudo aquilo que diminua seu potencial de servir ao Senhor!
Talvez, para alguns será abrir mão de horas de sono. Ou deixar de fazer hora extra na empresa. Para outros possa ser parar de usar as redes sociais durante um período. Ou ainda deixar de comprar algo que sonhou por muito tempo para doar o valor a outra pessoa ou a obra.

2. Análise
Os profetas em todos os tempos foram pessoas observadoras. Percebiam junto ao Senhor as realidades ao seu redor. Comparavam a Bíblia com a vida da nação e assim percebiam quando o povo estava se afastando da vontade de seu Senhor. Identificavam quando a idolatria se implantava e denunciavam os falsos profetas.
Uma geração profética não tem um conjunto de valores fornecido pelo mundo. Antes, analisa de acordo com o crivo das Sagradas Escrituras. Discerne o certo do errado através daquilo que Bíblia ensina.
Em uma família profética, que serve como testemunho da bênção que é ser santo, desde bem cedo, o menino é ensinado como ser um homem de Deus e a menininha como ser uma princesa do Senhor. A moça cresce sabendo que ser submissa ao marido e uma boa dona de casa é algo muito lindo e nobre. Ela percebe como sua mãe é feliz dessa maneira. Não importa o quando o mundo ache isso um absurdo, somos uma geração profética! Aleluia. Nessa casa, desde cedo o rapaz aprende com seu pai, que um homem de Deus não oprime as pessoas debaixo de sua autoridade, antes, se dedica profundamente em proteger, amar e cuidar de todos, se preciso, colocando sua própria vida em risco para proteger sua família. Mas, e se o menino e a menina quiserem fugir destes padrões? Na família profética, a vara da disciplina, usada com muita sabedoria e amor, apontará o caminho de volta. O mundo acha isso um escândalo. Sim, afinal o mundo está perdido. Eles estão apontando para o outro lado e quando veem alguém segurando o mapa na mãe e caminhando na direção oposta ficam confusos. Porém, quando virem os resultados, concordarão que achamos O Caminho.
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6.
A sociedade vive emitindo novos conceitos, novas maneiras, novas 'necessidades'. São dedos apontados para todos os lados. Como saber se eles apontam na direção certa? Compare com o mapa!

3. Atitude
Profetas não se contentam em ficar apenas observando. Não. Eles tomam uma atitude. São os primeiros a se voltarem ao Senhor, a jejuarem e orarem. São os pioneiros em rasgar as suas vestes diante do Senhor. A se dobrarem de joelhos, prostrados em adoração.
Um profeta não consegue viver sem a manifestação do Espírito Santo. Por isso ele tem um tempo de oração diário exemplar. Ele busca a Deus com uma intensidade extravagante. Grita, chora, pula em seus momentos de intimidade com o Senhor!
Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia. Habacuque 3:2.

Ministração
Onde está a ageração profética?
Comece a se arrepender de seus pecados e pedir perdão. Mas não somente isso, comece a pedir ao Senhor perdão pelos pecados da congregação. Sinta o coração de Deus que clama por uma geração comprometida com Ele! Uma geração que é d'Ele até a morte e muito depois dela!
O arrependimento é o primeiro passo do avivamento! Tome hoje a decisão de levar a oração a sério! Tome hoje a decisão de crer na realidade espiritual! Abra hoje seu coração ao agir do Espírito Santo!
Restaura-nos para ti, Senhor, para que voltemos; renova os nossos dias como os de antigamente,
Lamentações 5:21.

Agora, comece a se enxergar como alguém perdoado, purificado…
É tempo de nos arrependermos não apenas pelos pecados, mas, também pelas raposinhas que deixamos que se infiltrassem em nossas vidas.
Arrependa-se por tudo aquilo que tem diminuído se potencial de servir ao Senhor!
Sua família, tem sido uma família profética para essa geração?
A maneira como você vive, é profética para essa geração?

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...