Energia Emocional

Já sentiu 'aquele' friosinho na barriga? Aquele suor inconveniente? Essa mensagem se propõe a expor 'ladrões' por onde nossa energia emocional vaza e nos enfraquece. Também revelar a matriz energética que estamos utilizando para suprir as necessidades de nossa alma.



[Esboço não revisado]
Energia Emocional
O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável (desesperadoramente corrupto). Quem é capaz de compreendê-lo? Je 17:9.
Introdução.
Talvez você já tenha ouvido falar que somos constituídos de 'corpo, alma e espírito'. Estas três partes constituem quem somos. O corpo é parte que se relaciona com este mundo físico. Nossa alma é a sede das emoções e dos sentimentos; e também onde tomamos nossas decisões, a sede de nossas vontades. O espírito por sua vez é onde se encontra nossa capacidade de relacionar-se com o mundo espiritual.
Nesta noite falaremos um pouco sobre a alma. Sobre as emoções. Mais especificamente, sobre fontes de energia emocional e 'ladrões' por onde ela escapa.

Energia emocional.
Com certeza você já disse “não era pra eu estar tão cansado assim”. Já?
Quem de vocês já sentiu 'dor de barriga' diante de um momento de tensão ou ansiedade? Ou aquele frio diante de uma situação de ansiedade?
Isso ocorre porque a energia emocional está sendo usada em demasia. Está vazando, sendo consumida em um nível mais alto do que pode ser reposta.
Sabe aquele dia que você não queria existir?
Aquele momento em que você não vê o menor sentido em levantar da cama e continuar vivendo? Ou vamos simplificar, aqueles momentos em que você simplesmente queria sumir!


Os enganos (ladrões) da alma.
O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável (desesperadoramente corrupto). Quem é capaz de compreendê-lo? Je 17:9.
Assim como nossa alma e nosso corpo às vezes nos pregam peças, despertando em nós desejos por alimentos que nos fazem mal para a saúde, como refrigerantes e salgadinhos, nossa alma as vezes clama por coisas que aparentemente podem saciar a sede.

Uma pessoa me disse: “Quando chego do serviço preciso ligar a televisão e assistir algumas novelas para relaxar”. Com certeza, sua alma lhe pregou uma peça.

Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Tiago 1:14.

Meu avô possui um moinho movido a água. Quando ele deseja parar o moinho, abre o 'ladrão'. A água que estava movendo a turbina e esta por sua vez o moinho é desviada para um valo por onde, através de uma cachoeirinha retorna ao rio. Ou seja. Quando aquele canal é aberto, a água é desperdiçada. A energia vai embora sem utilidade.

As vontades da carne ou 'id'.
De acordo com a Wikipédia, entendemos por 'id':
Id é a parte de nós relacionada aos instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Busca sempre o que produz prazer e evita o que é aversivo; não faz planos, não espera, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição. O id desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego, irracional, antissocial, egoísta e dirigido ao prazer. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Id

Veja se não se assemelha e muito ao que a Bíblia chama de 'desejos da carne'.

Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.1 Tessalonicenses 4:4,5

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Gálatas 5:19-21.

Existem coisas que roubam nossa energia.
Adolescentes, muitas vezes permitem surgir em seus corações paixões fulminantes que roubam todas as suas energias sem trazer qualquer tipo de benefício. Quando estão perto da pessoa, sentem um pouco de energia em suas almas, porém, o resto de tempo, tais paixões são apenas um grande ladrão de energia emocional.
Alguns adultos infelizmente permitem que o jogo seja algo que rouba sua energia emocional. Cartas, futebol… Quando o time ganha sentem-se extremamente bem, porém quando perde o sofrimento e a indignação são terríveis.

Shopping, compras
Dinheiro
Sexo
Drogas


Fontes de Energia Emocional.


A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida. Provérbios 13:12 ACF.

Alterando a Matriz energética da Alma.
Já ouviu falar sobre matriz energética? A do Brasil é predominantemente hidrelétrica. No Japão, era predominantemente nuclear até o episódio de Fukushima à partir do qual passou a ser diversificada. Na Dinamarca, a matriz eólica possui grande espaço. Na china, a termelétrica à carvão era gigantesca. Continua, porém, as matrizes hidrelétrica e solar também ganharam muito espaço.
A matriz energética influencia muitíssimo o país.
Quem usa carvão pode rapidamente desfrutar de energia relativamente barata, porém, o custo ambiental e de saúde pública logo será assustador.
Um país que busque transicionar para a energia solar, precisará investir grandes somas de dinheiro e talvez além da transição ser um pouco devagar, momentaneamente sairá mais caro. Porém, ao longo dos anos os resultados virão.

A maneira como você alimenta a sua alma está diretamente relacionada ao projeto de vida que você tem.
Quem não tem projeto de vida e segue a filosofia do “deixa a vida me levar”, pode alimentar sua alma com novelas, músicas seculares, piadas sujas, muita comida pobre, lazeres sem fim e todas as inutilidades que o dinheiro pode comprar.
Quem tem um projeto de vida, quem é mais do que um animal e consegue controlar seus instintos pode alimentar sua alma com a Palavra de Deus, com a presença manifesta do Senhor...

Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês. Ez 36:26a.
Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Salmos 42:1,2
Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. Salmos 42:11.
Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser!Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!Salmos 103:1,2
Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Salmos 37:3,4

Fuja das matrizes energéticas de baixa eficiência e altamente poluentes: Adultério (pornografia), consumismo, glória (elogios, fama, reconhecimento), riquezas.

Não confunda a voz de Deus com suas emoções
Ah eu senti… Enganoso…
Não 'sinto' então não preciso fazer. Não vivemos pelo que sentimos, vivemos pelo que decidimos!

Ah… Eu sinto que é esse rapaz…

Não aguento mais essa vontade! Mentira. Não voz sobreveio…

A transfiguração da mente….
Novelas, séries, livros, bíblia, conversas, pensamentos (bons, positivos)…
VENCENDO A INIQUIDADE.

Entender las enfermedades psicosomáticas
Para tratar de entender como el cuerpo puede enfermarse debido a cuestiones que no podemos resolver bastaría con prestar atención a las frases que comunmente decimos.
Por ejemplo cuando alguna persona o una situación nos entristece decimos “me rompió el corazón”, como forma de que sentimos una sensación dolorosa en el pecho, esa sensación repetida muchas veces producirá un dolor en el pecho real, aunque el médico al examinarnos diga que no nos encuentra nada.
Seguramente cuando descubriste una traición, un engaño dijiste que fue como si te “clavaran un cuchillo por la espalda”.
Si no se puede expresar en enojo o el dolor pueden aparecer dolores en la espalda, contracturas musculares que incluso pueden dañar la columna vertebral.
Quien no ha dicho que siente un “nudo en la garganta” cuando está angustiado y con deseos de llorar, si no se produce un deshago o la situación que causa la angustia es continua, ese nudo puede provocar dolor de garganta o la sensación de ahorcamiento.
Este tipo de enfermedades psicosomáticas pueden presentarse en estados de depresión profunda.
Otra de las frases frecuentes es “llevar una pesada carga sobre los hombros”, obviamente esto no se refiere a cargar con un peso real sino en unas circunstancias muy difíciles de sobrellevar o una responsabilidad mayor a nuestra resistencia.
Cuando este tipo de situaciones se prolongan sin resolverse no se harán esperar los síntomas de una enfermedad psicosomática con dolores en cuello y espalda.
Ante una situación que nos enfurece decimos que ” nos hace hervir la sangre”, la ira y la rabia contenidas día tras día producen elevación de la presión arterial, contracturas musculares y problemas digestivos.
La hipertensión puede ser en algunos casos una enfermedad psicosomática, suelen llamarla hipertensión nerviosa, en estos casos hay que tratar la Hipertensión en si misma pero es fundamental corregir el problema de fondo.
Las Gastritis, síndrome del colon irritable y varios tipos de trastornos digestivos suelen ser enfermedades psicosomáticas como consecuencia de “tragar” problemas.
También decimos frases relacionadas como por ejemplo “me dio una patada en el estómago”, para referirnos a las acciones de alguien o llamar “pan amargo” a cuando se realiza un trabajo o tarea para sustentarnos que nos desagrada.
Estos son sólo algunos ejemplos que sirven para darse cuenta que el cuerpo expresa lo que nos sucede, algunas veces somos conscientes de estar pasando por una mala situación pero no la relacionamos con una serie de enfermedades que se nos presentan con frecuencia.
En otros casos cuando el médico indaga sobre la vida del paciente y le dice que los nervios están influyendo sobre su salud, las personas niegan estar nerviosas, pero no todo es cuestión de nervios sino de emociones más profundas.
Página Funte.- http://www.saludplena.com/
About Dr.Puente
Medico Psiquiatra Psicoterapeuta Certificado por el Consejo Mexicano de Psiquiatría. Miembro Fundador del Colegio de Psiquiatría y Psicofarmacología de Monterrey Miembro activo de la Asociación Psiquiátrica Mexicana Investigador Principal Psiquiatra en el CENTRO DE ESTUDIOS CLINICOS Y ESPECIALIDADES MEDICAS en Monterrey Nuevo León.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...