O rei das desculpas

   Quero contar sobre esse cara que vive inventando desculpas pra tudo. Nunca admite que está errado e a frase "me perdoe, eu errei" jamais sai de seus lábios. Quer dizer, nunca sai sem um longo acompanhamento.
   O pior de tudo, é quando percebemos que nós mesmos estamos nos transformando em um rei ou rainha das desculpas.
   O intuito desta mensagem é de fato confrontar para que percebamos quantas desculpas mentirosas temos dado e possamos assim ter uma mudança de atitude que resultará em uma mudança de resultados em nossas vidas.



[Esboço]
O rei das desculpas.

Samuel disse a Saul: "Eu sou aquele a quem o Senhor enviou para ungi-lo como rei de Israel, o povo dele; por isso escute agora a mensagem do Senhor. Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Castigarei os amalequitas pelo que fizeram a Israel, atacando-os quando saíam do Egito. Agora vão, ataquem os amalequitas e consagrem ao SENHOR para destruição tudo o que lhes pertence. Não os poupem; matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumentos’ ".1 Samuel 15:1-3.

Samuel era o discipulador de Saul. Era quem o havia chamado ao ministério. Era seu referencial, seu mentor. Samuel dá uma clara instrução para Saul. Eliminar completamente os amalequitas. Povo idólatra, imoral e que não havia colaborado com Israel quando este saía do Egito.
Inclusive as nações que Deus usou Israel para eliminar era nações terrivelmente pecadoras, que se tivessem subsistido teriam causado um verdadeiro caos na terra.
Nem mesmo crianças e animais poderiam ser poupados. Sinceramente, sorte daqueles amalequitas que morreram ainda bebes, pois não tiveram tempo de ser contaminados pela iniquidade de seus antepassados.
A ordem era muito clara. Não existia a menor sombra de dúvida sobre qual era a missão.

Mas Saul e o exército pouparam Agague e o melhor das ovelhas e dos bois, os bezerros gordos e os cordeiros. Pouparam tudo que era bom, mas a tudo que era desprezível e inútil destruíram por completo.1 Samuel 15:9

Veja porém o que Saul e seus soldados fizeram. Pouparam o Rei. Ter um rei como servo era algo que tornava muito famoso o nome de um soberano. Era uma jogada política e um engodo do ego ao mesmo tempo. Porém a ordem era clara. Agague precisava morrer.
Além disso deixaram vivos bois, bezerros gordos e cordeiros. O texto chega a dizer que pouparam o que era bom, mas a tudo que era desprezível e inútil destruíram por completo.
Impressionante. Naquilo que não fazia diferença, que não custava, que era fácil... Nisso obedeceram. Porém, ao primeiro sinal de 'pagar o preço', ao primeiro sinal de 'renúncia' se acharam mais espertos que Deus.
É fácil obedecer no que é fácil obedecer. É fácil parar de beber quando nunca se foi um alcoólatra, mas, difícil dizimar quando se é um avarento.
Talvez para você seja fácil não assistir mulheres semi-nuas dançando na televisão, mas, você é capaz de vencer a idolatria e perder o jogo do seu time para vir ao culto?
Eu repeito: É fácil obedecer no que é fácil obedecer.
Existem coisas que para você são muito fáceis, porém para outros são dificílimas.
Para Saul era fácil eliminar os inimigos, mas, difícil acabar com o rei. Para ele era fácil matar os bois magros, as ovelhas feias e destruir objetos sem valor. Porém, os animais gordos e objetos valiosos lhe eram uma tentação.
Saul sabia que estava errando. Porém, se achou mais esperto que seu discipulador. O que poderia ele ter pensado?
Ora, o que é que o Samuel estava pensando quando mandou matar essas ovelhas e esses bois. Vejam só que animais bonitos. Imagine o prejuízo desperdiçar uma carne dessas! Vamos levar para Israel e se ele reclamar a gente diz que é para uma oferta ao Senhor”.

Ei! Você acha que Deus vai abençoar onde existe desobediência?

Alguns jovens por aí pensam: “Ah, o que tem ter relações sexuais antes do casamento, é minha noiva mesmo”. Além de todo mal que faz, a resposta mais simples é: É pecado!
Alguns pensam sobre o dízimo: “Eu é que não vou entregar esse dinheiro para Deus pois tenho contas para pagar. Além do mais, o que tem de mal nisso?” Além de todas as implicações e significados, 'tem' que é pecado!
Outros ainda: “Qual o problema de sonegar este imposto, todo mundo sonega”. O problema é que além de todas as implicações e malefícios, é pecado!
Pecado sempre é pecado não importa o quanto você se ache mais esperto que Deus, pecado continua sendo pecado e sempre traz coisas ruins sobre a vida daqueles que os praticam!

Já vi gente que só obedece a Bíblia quando concorda. Se você discorda de Deus então ele NÃO é seu Deus!!!
SE DEUS É SEU DEUS; SEMPRE QUE A OPINIÃO DELE E A SUA FOREM DIFERENTES, VOCÊ PRECISARÁ ADMITIR QUE QUEM ESTÁ ERRADO É VOCÊ!
Dizer: “Eu não concordo com tudo que a Bíblia diz” é dizer: “Não existe Deus”.
Afinal, Deus é um ser infalível! Jamais erra! Se errasse não seria Deus. Se falhasse, não seria Deus.

Quando Samuel o encontrou, Saul disse: "O Senhor o abençoe! Segui as instruções do Senhor". Samuel, porém, perguntou: "Então que balido de ovelhas é esse que ouço com meus próprios ouvidos? Que mugido de bois é esse que estou ouvindo? "1 Samuel 15:13-14

O rei das desculpas é cheio de meias conversas, meias verdades, meias histórias e muitas, muitas, muitas justificativas.
Saul já chega a presença de Samuel tentando conversar a si mesmo e ao profeta de que tinha feito tudo que Deus mandou.
Assim é o rei das desculpas. Assim é a rainha das desculpas. Sempre fala muito. Afinal, se importa demasiadamente com o que os outros vão pensar sobre ele. É viciado em aplausos, elogios, grandeza e boa reputação. Seus interesses sempre estão a frente de tudo. De vez em quando ele se acha prejudicado ou injustiçado.
Na cabeça do rei das desculpas, as pessoas não reconhecem como deveriam seu esforço. Acha que sua situação é sempre mais difícil que a dos outros. Tem a síndrome da última gota d'água do deserto. Supervaloriza a si mesmo e sempre tem a ideia de que estão exigindo muito dele ou que faz muito pelos outros.


Respondeu Saul: "Os soldados os trouxeram dos amalequitas; eles pouparam o melhor das ovelhas e dos bois para o sacrificarem ao Senhor seu Deus, mas destruímos totalmente o restante".Samuel disse a Saul: "Fique quieto! Eu lhe direi o que o Senhor me falou esta noite". Respondeu Saul: "Diga-me".1 Samuel 15:15-16

Quando o rei das desculpas percebe que a coisa está feia par a seu lado, tenta colocar a culpa nos outros. Nas horas boas aponta para o espelho e já nas horas ruins para a janela.
“Foram os soldados”. “Mas não fique bravo com eles, a ideia deles era boa”. Diz o rei das desculpas. Tenta passar uma imagem de protetor dos indefesos par atirar vantagem própria.
É mestre em encontrar desculpas. Por isso mesmo que inventei esse apelido.
Nunca é capaz de dizer apenas “Eu errei, me perdoe”. Não, não mesmo. Isso lhe soa impronunciável. Por mais que um dia chegue a dizer isto, não será apenas isso. Haverá 1 milhão de desculpas, justificativas... Mecanismos para 'tirar sua culpa', mostrar seu esforço, polir seu brio e se justificar. Além é claro, das comparações com outras pessoas. Roubei uma bala, me perdoe, mas o fula roubou um bombom. Comprei um filme pirata, mas o Fulano que tem mais dinheiro que eu usa sky-gato. Realmente fiz aquilo que você tinha dito para não fazer, mas o Beltrano também... Não vim neste culto, mas, você sabe que perco menos cultos que os outros...
Como diz o Pr. Luciano Subirá: “O erro do outro não justifica o seu erro”.

Quem sofre dessa síndrome, é falso. Quando não está com vontade de ir no culto, inventa que quis ficar com familiares. Quando não quer ir em um retiro, diz que não tem dinheiro e assim vai...

E Samuel disse: "Embora pequeno aos seus próprios olhos, você não se tornou o líder das tribos de Israel? O Senhor o ungiu como rei sobre Israel e o enviou numa missão, ordenando: ‘Vá e destrua completamente aquele povo ímpio, os amalequitas; guerreie contra eles, até que os tenha eliminado’. Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova? "1 Samuel 15:17-19.

Além de tudo, o rei das desculpas tem uma 'saída clássica': EU NÃO TINHA ENTENDIDO. Eu pensei que... Eu achei que...

Disse Saul: "Mas eu obedeci ao Senhor! Cumpri a missão que o Senhor me designou. Trouxe Agague, o rei dos amalequitas, mas exterminei os amalequitas. Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao Senhor seu Deus, em Gilgal".1 Samuel 15:20-21.

Como se não bastasse, o rei das desculpas NÃO ACEITA CORREÇÃO. Fica firme em sua posição, não arreda o pé!
Lembra o nome do cachorrinho que ele tem? Amaizequi. A mas é que...
Pare de inventar desculpas e desembuche de uma vez: EU ERREI ME PERDOE!
É tão mais fácil, menos doloroso e rápido.
O que o rei das desculpas precisa é parar de se fazer de coitadinho, admitir que um orgulhoso, se arrepender, aceitar a correção, pedir perdão e mudar de atitude.


Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei"."Pequei", disse Saul. "Violei a ordem do Senhor e as instruções que você me deu. Tive medo dos soldados e lhes atendi. Agora eu lhe imploro, perdoe o meu pecado e volte comigo, para que eu adore o Senhor". 1 Samuel 15:22-25.

Ei bonitão, não adianta você fazer mil coisas difíceis e não fazer aquilo que lhe foi pedido. Não adianta subir uma escadaria de joelhos e não amar o próximo como a si mesmo.
Por exemplo. Se você vender o carro para financiar grandes jantares em sua célula, estará agradando a Deus? Não! Ninguém mandou você fazer grandes banquetes todas as semanas!
Não adianta você sacrificar seu tempo com sua família fazendo encontros de 4h em sua célula, ninguém te pediu isso e não adianta por a culpa no povo!


Samuel, contudo, lhe disse: "Não voltarei com você. Você rejeitou a palavra do Senhor, e o Senhor o rejeitou como rei de Israel! "Quando Samuel se virou para sair, Saul agarrou-se à barra do manto dele, e o manto se rasgou. E Samuel lhe disse: "O Senhor rasgou de você, hoje, o reino de Israel, e o entregou a alguém que é melhor que você. Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender".1 Samuel 15:26-29.

Saul não se agarrou na roupa do profeta da mesma maneira que Jacó no Senhor. Antes, se agarrou num gesto de teimosia e desobediência.

Saul repetiu: "Pequei. Agora, honra-me perante as autoridades do meu povo e perante Israel; volte comigo, para que eu possa adorar o Senhor seu Deus". 1 Samuel 15:30.

Na verdade Saul estava interessado era na sua reputação. Não era na aprovação de Samuel, muito menos na aprovação de Deus.

E você? Tem sido um rei das desculpas?
Tem inventado desculpas para não vir aos cultos, Tadeis, células, discipulados...
Tem se achado mais esperto que Deus e não concorda com tudo que a Bíblia diz? Não crê em tudo que Jesus ensinou?
Quando obedecer sai caro, você obedece?

A mensagem de hoje é cara. Ou você admite seu orgulho, sua vaidade e suas desculpas ou ela não surtirá efeito em sua vida. Quer saber de uma coisa? Eu mesmo confesso que preciso melhorar em muitas destas áreas. E com certeza, eu vou! E você?

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...