quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Ciúmes

   Como está seu relacionamento com os irmãos na fé? Qual o seu senso de justiça?
   Cuidado! Talvez não seja uma ideia de justiça baseada na Palavra!
   Nos últimos dias o Senhor deu a  Pra. Tássia e a mim a oportunidade de compilarmos uma pregação juntos. Parte foi ministrada no culto de celebração e agora, aqui no TADEL, discorreremos um assunto delicado: O ciúme entre os irmãos.

Baixar mp3: 4shared MediaFire

Parte do Esboço.
Não concluído, não revisado.

3: Com os irmãos em Cristo.
Agora finalmente chegamos onde queríamos chegar. O seu relacionamento com os irmãos. Já temos aprendido que o governo da Igreja não pode ser estabelecido num sistema de irmãos, mas, de pais e filhos; pois irmãos infelizmente às vezes competem entre si. Já pais querem o melhor para os filhos e filhos obedecem os pais.
Vamos estão discorrer sobre alguns pontos importantes do relacionamento entre irmãos.

a) Síndrome do irmão mais velho: Na parábola dos 'filhos pródigos' (Lc 15:11-32)

O irmão mais velho tem ciúmes do amor que o pai deposita sobre o irmão mais novo. Acha que o tratamento não está sendo igualitário. Que está ficando em desvantagem. O pai admoesta o filho. Jesus contou outra parábola sobre esta atitude (Mt 20:1-16).

Deus não tem a obrigação de tratar todos igualmente. Eu também não tenho. Quem pensa isso está confundindo as coisas. Isso aí que você imagina não é Igreja é socialismo! É no socialismo e/ou comunismo literários que você contra esse tipo de coisa.
Na Bíblia você verá Deus amando Jacó e rejeitando Esaú. Deus aceitando Abel e rejeitando Caim. Ninguém é igual e por isso ninguém é tratado da mesma maneira. Deus não faz acepção de pessoas, mas, faz acepção de atitudes [Pr. Arão]. Na parábola de Mt 20:1-16 alguns trabalharam o dia todo, outros bem pouco e todos receberam o mesmo pagamento.
Fico indignado quando vejo irmãos com ciúmes uns dos outros! “Ah porque deu oportunidade pro Fulano e não deu pra mim”; “Ah o Ciclano ele deixou, já eu não”... E ai vai. Hello, “você está bravo comigo porque sou bom”?Que deu em você hoje pastor, falar desse jeito”? Não meu querido esta frase é de Jesus! Ele questionou o ciúme daqueles trabalhadores!

Acaso não tem gente assim nas empresas também? Se o patrão quiser te pagar 1 salário e 3 para teu colega por fazerem o mesmo serviço, não está sendo injusto, está cumprindo contigo o que combinou e sendo generoso com teu colega. O dinheiro é dele e ele faz o que quiser!
Muitos confundem isso com usar 'dois pesos e duas medidas'. O que é justo é justo o que é bônus é bônus. O justo era pagar 1 denário. O bônus foi permitir alguns trabalharem apenas algumas horas.

Tudo era do Pai. Se ele desejasse gastar tudo e não deixar nada de herança para o filho mais velho, o que ele tinha com isso?

b) Síndrome do irmão mais novo:
O irmão mais novo da parábola se achava mais esperto que o pai e o irmão. Já viu desses? Se acham mais que os outros?
E quando falo do irmão mais velho e do mais novo, não estou me referindo as idades deles, mas sim à síndrome representada. O mais moço sempre pensa que se as coisas fossem do jeito dele seriam melhores. Tem dificuldade de se submeter imediatamente, alegremente e completamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!