quarta-feira, 23 de julho de 2014

Discipulado, a vereda de Deus para sua vida


 “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”. Sl 25:4-5






Baixar mp3: 4shared MediaFire 




[Esboço]

Sabemos que Jesus é 'o Caminho'. Então de que caminhos está falando Davi? Ele mesmo explica neste Salmo.

“Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para os que cumprem os preceitos da sua aliança”. Sl 25:10.


Me faz ver, todas as tuas boas possibilidade, mas ensina-me apenas aquela em que devo andar. Mostra-me tudo de bom, mas ajuda-me a manter-me exclusivamente no melhor, mesmo que seja mais difícil.

Se pensarmos no ministério de Jesus, veremos que existe uma 'orach' uma vereda que está muito forte: Discipulado.
Jesus concentrou suas energias em 70 pessoas, embora atendesse as multidões. Destes 70 focou em 12 apóstolos. Porém, dentre estes 12, Jesus dedicava uma atenção muito especial para apenas 3: Pedro, Tiago e João.
Jesus ensinava grandes multidões. Todavia passava tempo junto com os 12. Comia e andava sempre com os 12. E nos casos mais sérios e profundos, com apenas 3.
Se Jesus teve como foco de seu ministério o discipulado, por que deveríamos fazer diferente? Se o discipulado é o aspecto mais importante da obra de uma Igreja Bíblica por que não deveríamos imitar a Palavra de Deus?

Mas então o que é discipulado?

É o que Jesus fez, por exemplo com Pedro. Quem era Pedro? Seu nome era Simão, um homem inconstante como o significado de seu nome: caniço, cana. Uma pessoa colérica não tratada, explosivo, temperamental e sem domínio próprio.
E Jesus? A Rocha. Constante, equilibrado, controlado, paciente...
O que o discipulado fez com Simão? Virou Pedro (pedra). Constante, paciente, amoroso, determinado, temperamento tratado e com domínio próprio.

Como Jesus fez isso?

Ensinando pelo exemplo a orar.
Ore todos os dias. De cobertura espiritual.
Ensinando as Escrituras.
Ensine a Bíblia não seus achismos.
Sendo modelo o tempo todo.
Tendo comunhão (comendo, cozinhando).
Não escondendo seus sentimentos (chorou).
Era amoroso.
3 dias, não tem o que comer.
Celebrava os acertos de Pedro e o motivava (não foi carne nem sangue...).
Exortava sobre os perigos (tu me negarás).
Protegia/cobria (Satanás pediu / roguei ao Pai).
Confrontava os erros (arreda-te Satanás).
Afirmava a identidade e a missão (Tu és Pedro / cuida das minhas ovelhas).

Eu creio de todo meu coração que quando Jesus disse “vão e façam discípulos” ficou muito claro que um cristão de verdade deve fazer no mínimo 2 discípulos. E isso não é apenas ganhar duas pessoas. Pois o simples ganhar não significa que por toda vida serão genuínos seguidores de Jesus.

Posso dizer mais? Ter pelo menos 2 discípulos é um bom caminho. Mas sinceramente, eu creio que a vereda de Deus, ou seja, o melhor de Deus para cada cristão da Igreja Fonte de Vida é que lidere pelo menos 1 célula.
É sério meu querido. Se você já é convertido há mais de 1 ano e ainda não tem pelo menos dois discípulos arrependa-se, provavelmente você está em pecado. Precisa fazer discípulos. Não discipular é uma desobediência séria.

Veja bem. Se você precisa ter pelo menos 2 discípulos e cada um deles 2 discípulos, são quantas pessoas? [ENCENAÇÃO] Sete! Tá ai uma célula! Como então você vai me dizer que não é VEREDA de Deus que você lidere pelo menos uma célula?

Você precisa pedir ao Senhor que te mostre os Seus caminhos. Acho linda a música 'mostra-me tua glória' do Third Day. Precisamos pedir que o Espírito Santo nos mostre quais sãos os seus caminhos, as possibilidade pelas quais as pessoas podem seguir. Até mesmo o que é certo e o que é errado. E a principal maneira pela qual o Senhor nos ensina o certo e o errado é pela Bíblia. É uma vereda, um caminho estreito e correto de Deus que você medite na bíblia todos os dias!

“Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”. Sl 25:4-5

O que o Senhor espera de nós como Igreja Fonte de Vida em Cristal?
Quais os caminhos do Senhor para nós?
Sem dúvidas, através dos cultos de celebração, do TADEL, das células e do discipulado, vamos trabalhar para que vocês sejam os melhores profissionais da cidade! Os melhores alunos, os melhores comerciantes, os melhores funcionários, os melhores empresários. Você não será apenas o melhor que pode ser. Você será quem Deus quer que você seja!
Eu não creio que os caminhos do Senhor para nos sejam apenas sofrimentos e misérias. É verdade que existem dias e momentos difíceis; mas não apenas dificuldades.

Mas qual a vereda, o melhor caminho que o Senhor tem para nós?
Certamente todos vocês poderão permanecer em O Caminho que é Cristo. E andar nos caminhos que Ele tem. Porém eu tenho certeza que A VEREDA, o melhor de Deus, o sentido da existência e de nossa permanência na terra é que venhamos a GANHAR MUITAS VIDAS E CUIDAR MUITO BEM DE CADA UMA DELAS. É TODO O MUNDO DISCIPULADO E CADA DISCÍPULO UM LÍDER COMPROMISSADO.

Existem basicamente 2 tipos de chamado. Um é o estilo Jeremias: “Desde o ventre de sua mãe eu te escolhi e te designei profeta para as nações”. Outro é o estilo Isaías: “Quem enviarei? Quem há de ir por Nós? - Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim”.
Um foi chamado diretamente. Outro se fez chamado. O que foi chamado diretamente foi preparado para falar sobre a antiga aliança. Para tratar a rebeldia do povo de Deus do Antigo Testamento. O que se fez chamado, foi escolhido para revelar 750 anos antes, sobre a vinda de Jesus, detalhadamente. E não só isso, para falar da vida triunfante que nós, a Igreja de Jesus teremos daqui para frente!!! Aleluia!

Quando vi um pregador dizer 'Deus não me chamou para ser pastor, eu me chamei'. Fiquei com a pulga atrás da orelha. E eu mesmo dizia: “Se a pessoa não tiver chamado para o ministério, não deve entrar senão não vai aguentar”. Mas isso não é bíblico! No IDE TODOS SÃO CHAMADOS A SEREM MINISTROS. TODOS SÃO CHAMADOS AO PASTOREIO!

Quer viver uma vida que valha a pena? Sejam um discípulo de Jesus!
Quer ser feliz de verdade? Seja um discípulo, um seguidor de Jesus!

Mas se você quer desfrutar o MÁXIMO dessa vida aqui na terra, só se você começar a sonhar em ser um discipulador, um líder de célula, um supervisor... Quem sabe um dia o pastor titular de uma grande congregação!

Não há nada melhor do que deixar o coração de Deus feliz! E uma Igreja funcionando como tem que ser, com vidas sendo salvas e muito bem cuidadas certamente deixa o coração de Deus muito feliz!

“Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”. Sl 25:4-5

Porém. A primeira coisa. O que vem antes de tudo isso é que Ele seja o teu salvador e a tua esperança esteja n'Ele, SOMENTE n'Ele o tempo todo!

Você precisa reconhecer seus erros, seus pecados. Você precisa confessar com sua boca Jesus como Senhor e Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!