Aliança e votos de compromisso.

 Nesta mensagem trabalhamos a ideia de que todo cristão possui uma aliança com o Senhor. Não uma aliança em termos humanos, mas divinos. Esta aliança foi firmada mediante um voto e nos leva a necessidade de cumprirmos alguns compromissos.


 Baixar mp3: 4shared MediaFire


Esboço:
Boa noite a todos. Quero nesta noite refletir um pouco com os amados irmãos sobre ALIANÇA e VOTOS DE COMPROMISSO.

Para começar, precisamos definir um pouco melhor o que é uma aliança. Estamos acostumados em nossa sociedade pós-moderna com aliança solúveis como meros contratos. No Brasil, até já se encaminham as leis para que a 'união estável' tenha o mesmo peso do casamento civil por exemplo.

Mas precisamos entender o conceito Bíblico de aliança.

Ele é o Senhor, o nosso Deus; seus domínio alcança toda a terra. Para sempre se lembra da sua aliança, da palavra que ordenou para mil gerações”. 1 Crônicas 16:14-15 NVI

Você percebe como o conceito Bíblico de uma aliança é muito mais profundo do que estamos acostumados? Não é um mero contrato. Não é um mero acordo. A Aliança na Bíblia aparece como algo estabelecido e irrevogável.

Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança”. Malaquias 2:14 AR

Quantos aqui já se tornaram membros desta igreja?
Se você ainda não é membro quero convidar você a se tornar. São os membros que trabalham, são melhor cuidados, auxiliam nas decisões, tem privilégios e responsabilidades. Quinta-feira teremos nossa Assembleia Geral dos Membros onde prestaremos conta de como tem andado a Igreja. Por que esta reunião será apenas para membros? Porque os membros tem uma aliança com a Igreja local!

Se você é membro então você é parte desta Igreja local e a menos que mude de cidade ou morra, tem o compromisso ser parte dela por todos os dias de sua vida. De certa forma é Deus que escolhe de qual 'igreja' seremos e não nós. Não entendo, mas não entendo mesmo pessoas que ficam trocando de 'igreja local'. Isso mostra a fraca compreensão do que é uma aliança.

Claro que existem aqueles casos em que a igreja local está seriamente infringindo princípios bíblicos e mesmo depois de muito diálogo não há mudança. Porém mesmo assim é necessário um envio, uma palavra de bênção e/ou liberação.

Algo mais: O voto!
O voto é algo muito sério. Veja só.

Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir. Não permita que a sua boca o faça pecar. E não diga ao mensageiro de Deus: 'O meu voto foi um engano'. Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou?”. Ec 5:4-6. NVI

1. O voto deve ser cumprido rapidamente. Cumpra-o sem demora”.
2. Não cumprir é pecado.Não permita que a sua boca o faça pecar”.
3. Depois de feito não há volta, não adianta 'trovar' o seu líder.E não diga ao mensageiro de Deus: 'O meu voto foi um engano'”
4. Deus destrói as obras do tolo que votou e não cumpriu. Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou?


Você já fez uma aliança, mediante voto e deve cumprir seus compromissos!

Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentro os mortos, será salvo. Rm 10:9 NVI.

Quando você confessou Jesus como teu Senhor, não estava apenas recebendo a salvação. É verdade que por Deus o pai você estava sendo adotado como filho mediante o sacrifício de Jesus e consequentemente estará se tornando irmão de Jesus. Por outro quando uma pessoa confessa 'Jesus é o Senhor' está confessando 'Ele é meu dono e eu seu escravo submisso'. Exatamente!

Por um lado temos a liberdade de filhos e direito a herança. Por outro lado temos a necessidade de submissão e obediência irrestrita de escravos.

Eramos escravos do diabo e iriamos acompanhá-lo por onde quer que ele fosse, inclusive em seu castigo eterno no inferno. Porém agora somos escravos de Jesus e iremos acompanhá-lo em tudo, inclusive na eternidade no céu!

Fato é que de um jeito ou de outro, seu estado inicial será sempre de escravo. Do diabo ou de Deus. Quem não está em Cristo é escravo de Satanás, quem entrega a vida para Jesus se torna escravo de Jesus. Quem você prefere como dono de sua vida?

Quando um homem fizer um voto ao Senhor ou um juramento que o obrigar a algum compromisso, não poderá quebrar a sua palavra, mas terá que cumprir tudo o que disse”. Nm 30:2. NVI

Ninguém te obrigou a escolher pelo melhor. Ninguém te obrigou a desistir de ser um sofredor. Foi você quem escolher seguir Jesus e se tornar um cristão vitorioso na terra e que vai morar no céu!

Faça tudo para cumprir o que os seus lábios prometeram, pois com a sua própria boca você fez, espontaneamente, o seu voto ao Senhor, ao seu Deus”. Dt 23:23. NVI

Agora você tem uma aliança, um voto que implica em cumprir compromissos e não pode revogar sua palavra.

No que isso implica?

Congregar: Característica de quem vive em família.
Servir: É a alegria do filho e o dever do escravo.
Obedecer: Obrigação comum a filhos e escravos.
Adorar: Hábito pertinente de quem tem um Deus, mais ainda um gesto, uma expressão de amor proveniente de um coração grato.
Multiplicar: Crescimento natural da família, programado e desejado pelo Pai. Crescimento desejado do número de servos, mão de obra para o serviço.

Na prática, você tem uma aliança com Jesus, contraída mediante um voto de escravidão que o tornou também filho, de modo que sobre ti repousam os compromissos (deveres) de escravo e filho simultaneamente.

Vejamos:

Congregar: Característica de quem vive em família.

1. O voto deve ser cumprido rapidamente. Cumpra-o sem demora”.
Como servos submissos e filhos obedientes devemos congregar sem demora. Não devemos ficar dizendo 'quando chegar o verão eu vou', e depois 'quando terminar o campeonato eu vou' ou ainda 'quando mudar o horário eu vou'. Precisamos cumprir rapidamente nossos votos!

2. Não cumprir é pecado.Não permita que a sua boca o faça pecar”.
Simplesmente parar de congregar é pecado! A Bíblia é muito clara sobre isso: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns”. Hb 10:25.
Amado irmão é muito sério. Como filho, é muito importante que você ame seus irmãos e queira junto com eles estar com o pai! Como criatura, é necessário que você preste culto ao seu Deus. Como escravo de Jesus você tem que vir querendo ou não. Por isso que eu subjugo a minha carne. Quem manda em mim é meu espírito e não minha carne!
Meu espírito é filho e como filho quer estar diante do Pai. Minha carne é escrava e como escrava precisa se dobrar querendo ou não!

3. Depois de feito não há volta, não adianta 'trovar' o seu líder.E não diga ao mensageiro de Deus: 'O meu voto foi um engano'”
Não me venha com essa de 'não foi de todo coração que fiz aquela oração' ou ainda 'ah, mas eu não sabia disso'. O que você disse, precisa cumprir, independentemente de ter dito de forma irrefletida.
Mas quer saber de uma coisa? Com toda certeza congregar é muito bom!

4. Deus destrói as obras do tolo que votou e não cumpriu. Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou?
É obvio que ninguém aqui quer provocar Deus deixando de congregar. Se isso é tão importante para o Senhor, não há porque não fazermos.

Servir: É a alegria do filho e o dever do escravo.

1. O voto deve ser cumprido rapidamente. Cumpra-o sem demora”.
Não há desculpa para enrolarmos 300 anos antes de começarmos a servir ao Senhor Jesus. Essa de que é necessário 10 anos para ser batizado para depois mais 10 anos para servir é conversa fiada!
Você precisa servir. E como este é um exército muito bem qualificado, não pense que se qualificar é raspar o cabelo na 0. Qualificar-se é entrar em um trilho de liderança.

- Ser batizado nas águas imediatamente após a conversão!
- Congregar em uma célula.
- Congregar no culto de celebração.
- Congregar no TADEL.
- Ser discipulado um a um.
- Ser um primiciante, dizimista e ofertante fiel. (Conversa com Edgar).
- Concluir o curso fundamentos da escola ministerial: 'Aliança de Membresia; Nova Criatura; Família Cristã; Ide e Fazei Discípulos'.

Bah, mas quanta coisa”... A questão não é quanta coisa, a questão é que servir é a alegria de um filho e o dever (compromisso) de um escravo. E se para servir preciso me dedicar então vou me dedicar de todo meu coração!
Tudo o que fizerem , seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. Cl 3:17 NVI.

2. Não cumprir é pecado.Não permita que a sua boca o faça pecar”.
O Senhor é trabalhador: “Disse-lhes Jesus: Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”. Jo 5:17.
Ora se o Pai e o Filho são trabalhadores, nós na unção do Espírito também precisamos ser. Filho de peixe, peixinho é! Filhos de um Deus trabalhador, trabalhadores somos! Diga para a pessoa ao seu lado: “Deus não tem filho vagabundo”! Preguiça é do diabo! Diga agora para a pessoa do outro lado: “Sai preguiça, em nome de Jesus”!
E não estou apenas falando no sentido de preguiça para trabalho no sentido de sustento financeiro. Estou aqui falando de serviço a Deus!

Como filho sua alegria deve ser Servir ao Papai! Como escravo a opção que lhe resta é servir Sorrindo!

Como um filho precisa obedecer um Pai? Imediatamente, completamente e com boa atitude!

Como um escravo deve obedecer ao Senhor? Inquestionavelmente!

Em que nível você tem servido? No nível de filho que tem prazer em obedecer o Pai ou no nível carnal de escravo que só faz porque tem que fazer?

O pior não é isso. O pior é saber que existem pessoas que se dizem cristãs e nem no nível carnal de escravos servem. “Quem não vive pra servir não serve pra viver”.

3. Depois de feito não há volta, não adianta 'trovar' o seu líder.E não diga ao mensageiro de Deus: 'O meu voto foi um engano'”
Agora que você aprendeu sobre a importância de servir não adianta dizer “eu não sabia”. Agora seus lábios já proferiram tua aliança. Agora já foi queridão, pode segurar firme essa enxada! É como em um casamento, depois do sim não há mais saída!
Ou como um filho. Depois que foi concebido não há mais como negar sua existência ou voltar atrás.

4. Deus destrói as obras do tolo que votou e não cumpriu. Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou?
Não servir é uma grave infração de nossa aliança. Não cumprir este compromisso é sair de debaixo do guarda-chuvas do Senhor e expor-se aos ataques de Satanás. Pior que isso é chamar Deus pra briga!



Obedecer: Obrigação comum a filhos e escravos.

1. O voto deve ser cumprido rapidamente. Cumpra-o sem demora”.
A obediência nivela filhos e escravos. Tanto o filho como o escravo não possuem a opção de debater sobre as ordens do pai/dono. E se não obedecerem podem ser disciplinados.
Quando o Senhor manda, não fique inventando desculpas, não fique enrolando. Obedeça rapidamente!
Como filho, você pode ter certeza que o desejo do Pai é sempre o melhor para você. Que se ele proíbe é porque o que você queria não era bom. Se ele insiste, com certeza é o melhor.

2. Não cumprir é pecado.Não permita que a sua boca o faça pecar”.
Filhos e escravos não tem direito de dizer 'não'. Uma pessoa não pode dizer que é discípula de Jesus se não o obedece.
Obedecer é algo muito elementar. Como dizem: “O alfabeto do cristão não é ABCD é OBDC”.
E para que possamos obedecer corretamente ao Senhor e Pai, precisamos conhecer profundamente Sua Palavra. Por isso insisto tanto em que estudem a Bíblia no poder do Espírito Santo, pois: “Mas o conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse” Jo 14:26.

3. Depois de feito não há volta, não adianta 'trovar' o seu líder.E não diga ao mensageiro de Deus: 'O meu voto foi um engano'”
Alguns tentam se esconder atrás de 'não conheço, não sei, não entendo' para se esquivarem de obedecer a Palavra.
Irmão, essa não cola! Temos discipulado um a um, escola ministerial, TADEL, cultos, site... Não faltam oportunidades para você aprender. Além de é claro, a possibilidade de você ler, ouvir e até assistir a Bíblia.

4. Deus destrói as obras do tolo que votou e não cumpriu. Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou?
Não queremos edificar nossa vida sobre a areia. Queremos que nossas obras estejam radicadas em bases solidas. Então é obvio que a obediência é um ingrediente chave para um vida cristã vitoriosa verdadeira.


Adorar: Hábito pertinente de quem tem um Deus, expressão de amor proveniente de um coração grato.

1. O voto deve ser cumprido rapidamente. Cumpra-o sem demora”.
Não podemos ficar nos escondendo em dizer que não conhecemos as letras das canções. Adoração não precisa necessariamente ser música.
Dizer também que não tem o instrumento adequado também é conversa mole. O Senhor procura adoradores que o adorem 'em espírito' (Jo 4:24) e não em violão, em baixo... Se apenas consegue adorar com o instrumento próprio então você ainda não compreendeu o que é adoração. Porém por outro lado entendo que um instrumento melhor ajuda a produzir uma musicalidade melhor.
Ocorre que não estou falando de música. Nem todos serão músicos. Estou falando de adoração. E adoração é algo do seu espírito para o Espírito de Deus.

2. Não cumprir é pecado.Não permita que a sua boca o faça pecar”.
Como criatura adotada é um prazer puro expressar adoração por aquele que nos resgatou.
Como escravo é uma alegria indizível expressar nossa gratidão a este Senhor tão bom que nos comprou por alto preço e nos trata melhor do que se fossemos livres.

3. Depois de feito não há volta, não adianta 'trovar' o seu líder.E não diga ao mensageiro de Deus: 'O meu voto foi um engano'”
Não existe aquela pessoa que 'não nasceu para adorar'. Você não tem saída amigo, precisa adorar ao Senhor pois você entrou nessa aliança por livre e espontânea vontade. Na verdade, você até mesmo entrou nesta aliança por interesse! E não foi? Não queria perdão dos pecados? Não queria receber a salvação, uma vida nova? Não queria uma vida diferente? Então. Agora adore!

4. Deus destrói as obras do tolo que votou e não cumpriu. Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou?
Não adorar é uma expressão soberba. E a soberba vem logo antes da ruína e da queda. É fácil, adore ao Senhor. Deixar de fazer isso é descumprir um termo importante da aliança.
A adoração agrada ao Senhor e atrai seu favor.

Multiplicar: Crescimento natural da família, programado e desejado dos herdeiros. Crescimento desejado do número de servos, mais mão de obra para o serviço.

1. O voto deve ser cumprido rapidamente. Cumpra-o sem demora”.
Como se alegram os pais ao verem que seus filhos cresceram e constituíram famílias felizes. Assim também o desejo de Deus é que nos reproduzamos. Que tenhamos filhos.
Ovelha sabia sempre dá cria” diz o Pr. Abe Huber.
O Senhor quer ver a família crescer!

2. Não cumprir é pecado.Não permita que a sua boca o faça pecar”.
Não seja um cristão estéril. Não seja um fim em si mesmo.
Você precisa dar a luz, amamentar, cuidar... Sabe o que resta para a ovelha gorda? “Procurarei as perdidas e trarei de volta as desviadas. Enfaixarei a ferida e fortalecerei a fraca, mas a rebelde e forte (rica de comida, gorda), eu a destruirei. Apascentarei o rebanho com justiça”. Ez 34:16.

3. Depois de feito não há volta, não adianta 'trovar' o seu líder.E não diga ao mensageiro de Deus: 'O meu voto foi um engano'”
Alguns tentam se esconder dizendo 'e não tenho chamado para ganhar almas', 'discipulado não é meu ministério'. Irmão, deixa eu te dar uma ajudinha: “Portanto vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do pai e do Filho e do espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que lhes ordenei”. Mt 28:19-20.
Compreende? Fazer discípulos não é um ministério de um ou outro. É o dever de todos os cristãos. Você precisa dar fruto! E tem mais, está no plural!

4. Deus destrói as obras do tolo que votou e não cumpriu. Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou?
Não gerar novos cristãos é, além de uma grande falta de amor e misericórdia, uma grande desobediência a grande comissão.
De fato o Senhor precisa chacoalhar a vida de uma pessoa que é tão egoísta ao ponto de não querer ganhar almas para Jesus.

Versículos complementares:

Quando um homem fizer um voto ao Senhor ou um juramento que o obrigar a algum compromisso, não poderá quebrar a sua palavra, mas terá que cumprir tudo o que disse”. Nm 30:2. NVI

Se um de vocês fizer um voto ao Senhor, ao seu Deus, não demore a cumpri-lo, pois o Senhor o seu Deus, certamente lhe pedirá contas, e você será culpado de pecado se não o cumprir”. Dt 23:21. NVI

Faça tudo para cumprir o que os seus lábios prometeram, pois com a sua própria boca você fez, espontaneamente, o seu voto ao Senhor, ao seu Deus”. Dt 23:23. NVI

Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir. Não permita que a sua boca o faça pecar. E não diga ao mensageiro de Deus: 'O meu voto foi um engano'. Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou?”. Ec 5:4-6. NVI

Paulo permaneceu em Corinto por algum tempo. Depois despediu-se dos irmãos e navegou para a Síria, acompanhado de Priscila e Áquila. Antes de embarcar, rapou a cabeça em Cencréia, devido a um voto que havia feito”. At 18:18. NVI

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...