Hora do Treino

Com certeza você já viu algum pai reclamar que seus filhos não fazem nada, ou até fazem, mas tudo errado... Também já deve ter ouvido algum líder reclamando de seus liderados. Mas será que eles foram treinados na teoria e na prática para exercer aquela tarefa? Todos precisamos de treinamento. Precisamos treinar e sermos treinados nos mais diversos aspectos de nossa vida. Depois de explanar uma visão geral nesta mensagem, concluiremos elencando alguns aspectos essenciais nos quais devemos treinar, sermos treinados e treinarmos a outros.

Baixar mp3: 4shared MediaFire


Hora do Treino! [Esboço não revisado].

Existem duas modalidades de treinamento. O teórico e o prático. Se você já tirou sua carteira de motorista, deve estar lembrando das aulas teóricas, seguidas da prova teórica e das aulas práticas seguidas da prova prática.

O treinamento teórico nos capacita com conhecimento. Porém o treinamento prático nos garante habilidades espirituais, mentais, emocionais e físicas de colocar em ação aquilo que a mente já sabe.

O treinamento teórico é uma pré-ciência, uma informação. Já o treinamento prático é formação.

Barnabé treinando Saulo. Atos 11:23-26. ‘Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração. Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor. Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos’.

Barnabé foi enviado pelos Apóstolos para ser pastor em Antioquia. A Igreja sofreu um ‘bum’ de crescimento, pois Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Mas a fé do pastor Barnabé foi tão grande que mesmo com tantos compromissos, com a agenda tão lotada... Ele foi até Tarso procurar o Saulo.

Transformou aquele convertido que estava esquecido em seu discípulo e mais, em seu pastor auxiliar. Durante um ano treinou Paulo na prática. ‘Barnabé e Saulo’. Claramente, Barnabé era o discipulador. Aquele foi um ano de treinamento intenso para Paulo e com Barnabé aprendeu a ser um homem bom, creio do Espírito Santo e de fé.

Outro exemplo de treinamento prático. Eu morava em Caraá e dava acompanhamento na comunidade aqui uma vez por mês. Então em 2010, o Pr. Mário me levou para morar em Gravataí e durante aproximadamente 6 a 8 meses eu tive a oportunidade de passar por um treinamento prático com ele, acompanhando a igreja de Cristal nos finais de semana, para então em fevereiro de 2011 ser instalado como pastor e morar aqui. Naquele período segui o Pr. Mário, observei suas ações, fiz muitas perguntas e procurei aprender diversas áreas.

Antes disso, o Pr. Samuel também me treinou. Me carregava junto em algumas reuniões, conversava comigo sobre aconselhamentos, tratava meu caráter e aos poucos foi me dando oportunidades para pregar e servir.

Aqui, temos o TLC, o TADEL e o IMS que são treinamentos teóricos. Mas a CÉLULA é um grande lugar de treinamento PRÁTICO. Nos cursos recebemos teorias, mas é nas células que vamos colocar em prática tudo que estamos aprendendo.

Primeiro o treino teórico, depois o prático, por fim os resultados.

A nossa geração parou de treinar! Infelizmente muitos pais hoje só sabem brigar, mas não sabem treinar. Diga: Eu não sou assim. Mas é verdade! Muitas mães brigam que a filha não sabe cortar um repolho, mas nunca ensinaram. Ou talvez até ensinaram mais não treinaram! Talvez até disseram, corte o repolho fino, mas não treinaram na prática!

Pais reclamam que o filho não trabalha, mas não fizeram nada além de dizer ‘você precisa trabalhar’. Isso não é treinamento! Muitos vagabundos o são por falta de treinamento!

Muitos discipuladores reclamar que seus discípulos não sabem discipular, mas nunca treinaram!

Diga para a pessoa do lado: Reclame menos, treine mais!

Como treinar?

1. Eu faço e você olha! 2. Eu faço e você ajuda. 3. Você faz e eu ajudo. 3. Você faz e eu olho. 4. Você faz sozinho.

Exemplo disso é uma célula. Outro dia fizemos isso. Eu compartilhei a palavra e o Diego olhou. Depois eu compartilhei e ele participou. Por último, ele compartilhou a palavra na célula e eu o auxiliei. Os próximos passos são ele fazer sozinho e eu estar perto e depois poder fazer só mesmo sem eu por perto!

Plantar milho. Lavar o carro, arrumar a cama, tomar banho, cozinhar...

Áreas a serem treinadas.

TSD: Seus filhos discípulos, e em certo sentido até os liderados em geral precisam saber que você tem seu TSD! Eles precisam saber que você ora, como você ora, como medita na palavra, qual o grau de importância isso tem para você. Porém você também precisa ser treinado! Pergunte para seu discipulador como é o TSD dele! Se ofereça para ficar junto com ele enquanto ele tira seu TSD. Faça como os discípulos de Jesus que desceram: Ensina-nos a orar.

Essa semana tive a oportunidade de sentar ao lado do meu discipulador enquanto ele meditava na palavra. Foi um experiência maravilho de treinamento. Você treina as pessoas na Palavra?

Obediência: Precisamos ensinar na teoria e na prática a obediência. O mundo tenta colocar na cabeça das pessoas que obedecer é algo ruim. Que o bom mesmo é mandar e não ser mandado por ninguém. Porém nunca uma pessoa será um bom líder se primeiro não for um bom liderado. Um líder que não sabe ser liderado corre sérios riscos de se tornar opressor. As crianças precisam ser ensinadas a obedecer e a Bíblia ensina a importância da vara da disciplina. Criança precisa apanhar. Pais que não passam a vara nos filhos não amam os filhos. Diga: Eu amo meus filhos e sempre que for necessário vou disciplina-los. Ensine a obediência!

Agora se dentro de casa você fala mal do patrão, fala mal do líder de célula, do discipulador, do governador... Como você espera que seus filhos sejam obedientes se você está treinando eles na teoria e na prática para serem rebeldes.

Se em casa você fica falando mal de seu discipulador e dizendo que não vai seguir suas orientações, como espera que sua esposa seja submissa se na teoria e na prática você está ensinando ela a ser rebelde? Como você quer que seus filhos lhe obedeçam se você vive falando mal de seu marido?

Precisamos ter amor o suficiente para dizer não. Senão criaremos filhos naturais e espirituais mimados. Se o teu discipulador está por aqui, ou teus pais, diga assim: Me ame o suficiente, para me disciplinar e dizer não.

Agir em amor: Precisamos de treinamento para aprendermos a agir em amor. Passou o tempo de agirmos pelo que é justo. Isso é pouco para cristãos do novo testamento. Precisamos andar na lei do dano próprio. Aprendermos a tratar com muito amor e carinho a todos mesmo que pareça ser seu direito revidar, brigar, gritar e xingar. Até porque a Bíblia diz: Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Ef 4:31.

Perdão: Precisamos treinar e sermos treinados a perdoar. Precisamos confrontar nossos liderados para pedirem e liberarem perdão.

Transparência: Precisamos ser treinados à transparência. Melhor abrir o jogo sobre um pecado terrível do que ficar fazendo o discipulador de bobo e depois ir para o inferno! Precisamos ter 100% de transparência. Nada de contar que roubou a corda e esquecer de contar que roubou a vaca que estava na outra ponta da corda. Nada de falar pelas costas, isso é coisa de covarde!

Discipular: Nos meus discipulados já digo ‘preste atenção para depois poder fazer igual com seus discípulos’.

Pensamentos: Você não pode sair pensando qualquer coisa. Precisa treinar teus pensamentos. Meditando na palavra, tomando decisões, confessando.

Promover as pessoas: Incrível. O Pr. Odilon Vergara tem nos ensinado muito sobre isso. Precisamos aprender a arte de promover as pessoas! Quem não promove também não é promovido! O mundo tem a ideia de jogar as pessoas para baixo! Mas nós somos diferentes, nós jogamos as pessoas para cima, incentivamos, motivamos. Treine ELOGIAR! Treine AGRADECER! Treine encontrar as coisas boas!

Treinamento contínuo: Só atingimos o pleno potencial com treinamento contínuo!

Um atleta de alto nível apenas se mantem em alto nível se continuar com um treinamento intenso.

Não somos museu para viver de passado.

Treinamento contínuo e progressivo para quebrar os records!



0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...