segunda-feira, 28 de maio de 2012

A capa de Gideão

“Gideão usou o ouro para fazer um manto sacerdotal, que ele colocou em sua cidade, em Ofra. Todo o Israel prostituiu-se, fazendo dele objeto de adoração; e veio a ser uma armadilha para Gideão e sua família”. Jz 8.27
Israel, o povo de Deus no Antigo Testamento, chegara em um época muito conturbada. A era dos juízes. Nesse período, o povo vivia em oscilações de comunhão com o Senhor, paz e prosperidade, em contraste com tempos de apostasia, idolatria, fome, medo e dominação. De tempos em tempos, o Senhor escolhia homens especiais e sobre eles colocava uma unção especial para libertarem o seu povo e o trazerem de volta à verdadeira adoração!


Baixar mp3: mediafire 4shared
Em destes tempos, o Senhor chama um homem chamado Gideão! Os hebreus haviam feito para si esconderijos em cavernas. O povo tinha se desviado do Senhor e em rebeldia, saído de debaixo de sua cobertura e proteção. Por isso, muitos povos os atacavam, destruindo e saqueando até mesmo os alimentos.
Jesus então aparece para Gideão e o chama! No começo, Gideão se mostra um homem muito humilde. Gideão em obediência ao Senhor, derruba a imagem de Baal. Os homens daquela região descobrem e o apelidam de Jerubaal. Ou seja, Gideão passa a ser conhecido como o inimigo de Baal, inimigo da idolatria, inimigo de tudo aquilo que se oponha ao Senhor!
Gideão organiza um exército, enfrenta o inimigos do povo e os vence. Alguns do próprio povo ficam sentidos por não terem sido chamados para a guerra. Gideão com mansidão contorna a situação, apazigua aqueles homens e continua a vencer.
Todos começam a perceber que Gideão tem unção do Senhor para liderar. Estão felizes com os resultados de sua campanha. Porém, Gideão rejeita. Nem ele nem seus filhos deveriam dominar sobre o povo. Pede apenas para si, uma recompensa. Gideão pede para si os enfeites dos ismaelitas e midianitas. Brincos e colares.
E com isso, faz uma estola, um manto sacerdotal que acaba se tornando uma objeto de idolatria e desvio para Israel e todo o povo.
Que história é essa? Gideão, o grande juiz se desviou? Sim, Gideão, o humilde e pacificador juiz de Israel se tornou um idólatra. Como isso pode acontecer?
Demônios rancorosos: Amados, os demônios são rancorosos. Uma vez que nós os vencemos em uma área de nossas vidas, eles farão tudo que estiver ao alcance para nos envergonhar justamente ali onde testemunhamos. Então não devemos testemunhar? Claro que devemos. Se você não testemunha o Diabo ficará mais feliz ainda por ver você com medo dele! Devemos testemunhar sim, mas testemunhar e vigiar! Gideão ficou conhecido como Jerubaal, o inimigo de Baal, um demônio. Porém, anos mais tarde, acabou fazendo prostituição espiritual ao usar um manto sacerdotal como uma relíquia, como um objeto místico e milagroso.
Humildade condicional: Gideão sem dúvida foi um homem muito humilde. Porém, acaso não teria sido o desejo do Senhor que Gideão liderasse o povo? Não teria sido esta falsa humildade? Muitas vezes pecamos por uma falsa humildade. Nos mostrando incapazes de algo que o Senhor nos fez capazes.
Primeiro Gideão não se achava capaz de liderar, mas após algumas vitórias e conquistas, já se acha no direito de pedir uma recompensa... E depois? Por que muitas pessoas começam humildes mas com o passar dos anos começar a se achar “as tais”? Perdem a humildade e a capacidade de servir?
Objetos consagrados: O que vou falar agora muitas pessoas acham bobagem. Porém, o que Gideão pediu para si era objetos consagrados a outros deuses. Muitos povos, assim como ainda hoje, usavam brincos e colares como símbolos de uma aliança com seus deuses. Gideão pega aquilo tudo para si.
O que temos colocado para dentro de nossas casas? Consagração é uma coisa séria!
A congregação deve cuidar de seus líderes: Todo aquele povo era conhecedor das leis do Senhor. Por que ninguém falou para Gideão que estava pecando?
Idolatria, um perigo iminente: Não pense você que idolatra é somente aquele que se dobra diante de uma imagem. Em 1Sm 15.23 vemos que o orgulho (soberba) é como o pecado da idolatria. O orgulhoso de julga um deus, adora a si.
Jerubaal nunca planejaria tornar-se um idólatra. Hoje cristãos tem adora óleo da unção, lenços, fotos, dvd´s. Até Bíblias! Deixando sua Bíblia aberta achando que vai liberar bons fluidos... Usando ela como um amuleto dentro do carro mas sem lê-la, sem usá-la..
O pior parece bom: A estola sacerdotal era algo no cenário de fé dos judeus. Era um objeto usado para cultuar ao Senhor. Porém, estava no lugar errado e nas mãos da pessoa errada. Gideão era de Manassés e não de Levi. Estava metendo o nariz onde não fora chamado. Tudo isso foi de forma sutil... Sutilmente Gideão foi se desviando...

terça-feira, 22 de maio de 2012

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sozinho você não consegue

  Ex 18.19-23. O Senhor usa o sogro de Moisés para revelar um de seus grandes desejos! Seu povo, sendo um povo unido, em pequenos grupos que juntos se tornem uma grande congregação.


Baixar mp3: mediafire 4shared 
Por todo a Escritura, no Antigo e no Novo testamento, vemos que o desejo de Deus não mudou. Seu desejo sempre foi de ter pequenos grupos, onde uns servem aos outros e estes grupos bem organizados debaixo de uma firme liderança formando uma grande congregação!
É possível que um sistema assim, revelado pelo Senhor venha falhar? Sim, atitudes erradas podem por tudo a perder. Eu creio que aqui diante de mim estão discipuladores, lideres de células, pessoas com quem posso contar para pastorear o rebanho do Senhor.
Inclusive meus queridos, quero pedir pra você com muito amor: Congregue em uma célula! Se você já tem discipulador, mas o discipulado não tem funcionado, não seja rebelde, procure seu discipulador. Isso mesmo meus irmãos, quem já tem discipulador, mas não o procura está sendo rebelde e precisa se arrepender e se corrigir. Mas se você ainda não tem discipulador, continue insistindo e pedindo alguém ao teu líder de célula. É o líder de célula quem irá escolher teu discipulador. TODOS DEVEM SER DISCIPULADOS!
Posturas ERRADAS que não devem existir em um discipulador.
1.      Murmurar, reclamar, difamar, infamar.
1Co 10.10 Murmuram contra Moisés e Arão (Nm 14.2). Murmuração atrai destruição. Nm 14.36 Os espias murmuradores infamaram (desonraram) a terra. Murmuraram e morreram. Murmuração gera rebelião. Um empregado falando mal do patrão, logo serão dois. Um discípulo falando mal do discipulador, incita logo outro... Quero trazer a memória o que me pode dar esperança... Já basta Satanás para nos trazer a memória o que nos desanima, o que nos desune, o que gera inimizade.
Os hebreus murmuraram, reclamaram dos seus líderes, Moisés e Arão. Murmuraram contra Deus. Meu discipulador estava me contando, sobre um jejum de reclamação. Como reclamamos! Do calor, do frio, do vento, de passear, de ficar em casa, do culto longo demais, do culto comprido demais, da palavra muito simples, da palavra muito comum, da célula de adoração, da célula de celebração... Poxa vida, será que é tão difícil assim agradecer? Louvar?
Não pense que você que reclamando de tudo vai conseguir agradar ao Senhor!
Os espias viram o bom antes do ruim, porém com INCREDULIDADE (Nm 13.27). Olharam com os olhos naturais e acharam impossível conquistar aquela terra. Irmãos se eu perguntar pra vocês hoje, a maioria vai falar coisas muitos boas de nossa cidade. Porém quando falamos em ter células em cada quadra, ganhar almas para Jesus, consolidá-las, edifica-las, treina-las e então enviá-las como líderes servos, ai muitos ficam em dúvida, acham que isso não funciona aqui. SE DEUS MANDOU VAI FUNCIONAR, BASTA TER FÉ! EIA, SUBAMOS E CONQUISTEMOS ESSA TERRA!
Outra atitude: É PECADO FICAR MAGOADO! Exatamente, ficar magoado, dodoisinho... Isso é pecado. Como assim? Ficar magoado é não liberar perdão sobre a pessoa que te feriu. Quem perdoou de fato, pode lembrar do ocorrido e não sentir mais dor por isso. Mt 6.14!
Fofoca é rebelião e rebelião é feitiçaria! O que o fofoqueiro faz? Estimula o surgimento de um grupo de pessoas com pensamento equivocado. Os espias começaram a falar que os habitantes daquela terra eram como gigantes. Porém Josué e Calebe disseram que era possível conquista-la.
Josué e Calebe no entanto, eram líderes segundo o coração de Deus (Nm 14.24;30).
Então meus queridos, vamos procurar nossos discipuladores e ficar bem pertinho deles, ouvir o que eles tem a nos ensinar, realmente nos colocarmos debaixo da cobertura deles. Ao se colocar debaixo da autoridade do seu discipulador, você está se colocando debaixo da autoridade do próprio Deus que o instituiu. Rm 13.1-2. Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. 2Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Eu creio que ao ouvir essa ministração, algumas pessoas estão me amando mais, e outras estão aborrecidas, pois a própria palavra já diz:
 “Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará”. Pv 9.8
Vamos ser uma geração de discípulos bem fiéis que crescem e se tornam discipuladores! Uma geração de filhos fiéis que honram seus pais e por isso criam bem seus próprios filhos!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Ladrão

O que você faria se visse uma pessoa correndo e ouvisse alguém gritar: “PEGA LADRÃO”! Como você se sentiria se um ladrão roubasse sua carteira? Ou chegando em casa, encontrasse uma janela arrombada? O Diabo é O Ladrão! O rei dos ladrões, que formou uma quadrilha especializada em roubar, matar e destruir. Usando suas mentiras e artimanhas ele está sempre tentando te trazer prejuízos e se possível, até mesmo a destruição e a morte.


Baixar mp3: 4shared mediafire

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Experiências que geram experiência

Nossas experiências diárias geram experiência. Viva grandes experiências com o Senhor, não desista, prossiga! Estar na Igreja não significa ter experiência. Ser Igreja e ter experiências com o Espírito Santo te dará a verdadeira experiência Cristã.

Baixar mp3: mediafire 4shared