Orgulho



Jó 10.7 "Bem sabes que não sou culpado".
Alguma vez você já sentiu que estava sendo acusado injustamente? Muitas vezes conversando com uma pessoa aqui e outra ali, ouvimos frases do tipo “devo estar pagando algum castigo”, “isso não é justo comigo”. Outros ainda dizem “com tanta gente ruim no mundo porque isso tem que acontecer justamente comigo”.


Baixar mp3: mediafire 4shared
No caso de Jó, o que aconteceu foi algo extremamente espiritual. Satanás tinha o desejo de destruir Jó e o Senhor o desejo de tornar Jó alguém ainda melhor (Hb 12.8 Se estás sem disciplina é porque não sois filhos e sim bastardos.). Aliás, esse sempre é o desejo de Deus e para isso, como no caso de Jó, distorce as maldades do Diabo para que edifiquem seus filhos.
Creio que a riqueza que faltava a Jó era mais humildade. Apensar de realmente ser muito bom em tudo que fazia, o orgulho era sua maior fraqueza. Em vários momentos questiona a severidade de Deus e seus juízos.
Pv 16.18 A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.
Uma postura soberba atrai desgraça sobre nossas vidas.
1.       O poder destruidor do orgulho no casamento.
O orgulhoso sempre acha que a culpa é do cônjuge. Percebi que geralmente o relacionamento é como um espelho. Quando achamos que a pessoa amada nos ofendeu e pecou contra nós, ela também está pensando o mesmo. Ou seja, sempre que desejo que a Tássia me peça perdão, lembro que de alguma maneira que eu desconheço, também errei contra ela e devo me redimir.
O orgulhoso não procura ouvir onde está errado. Ele sacrifica seu casamento, sacrifica o cônjuge, mas não dá o braço a torcer, não volta atrás. Orgulhoso!
Como dói quando o cônjuge humilha ou denigre em público, mas o orgulho, nos faz devolver na mesma moeda.
Casamentos acabam por orgulho.
2.      Nas amizades. O problema está sempre no outro... “Adivinha os pensamentos”. Sente-se esquecido pois é egocêntrico.
Algo não deu certo? A culpa é do outro... Devemos usar o espelho e a janela.
3.      Na igreja. O orgulhoso fica ofendidinho e espera o ofensor o procurar. Discorda da liderança, mas é covarde e fala pelas costas.
Não respeita sua liderança, começa a pensar: “Se eu fosse o líder/pastor”... Enquanto uma pessoa agir assim não estará pronta para liderar nada.
Não aceita pessoas teoricamente menos experientes ou menos espirituais como seus líderes.
O orgulho leva a pessoa a agir sem consultar sua liderança.
Buscar solução para seus problemas sozinha.
4.      Nas finanças. Cartão de Crédito. Como assim. A Bíblia diz “a ninguém devais coisa alguma” Pv 13.8. Mas como vou comer e me vestir? “Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações”. Lc 12.29.
Quando eu não tinha cartão de crédito, eu ajoelhava e orava pela provisão, depois de ter cartão, acabava o dinheiro passava o cartão... Recebeu? Já deu o dízimo, já semeou sua oferta? Faltou dinheiro pra comer? Trabalhe e ore que o Senhor vai fazer o milagre na sua vida!
5.      Impede o crescimento. Pv 9.8 Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Quando uma pessoa é “dona da razão” aos poucos até as pessoas que o amam vão parando de o ajudar. Muitas vezes vemos alguém afundando, tentamos falar mas a pessoas reage agressiva e aos poucos, ninguém mais a auxilia, porque não admite que o problema está nela.
6.      O orgulho acaba ferindo as pessoas e enterrando talentos. Uma pessoa orgulhosa acaba criticando e fazendo piadas das fraquezas alheias de forma a denegrir sua autoestima. Assim, muitos talentos vão sendo enterrados.
Jó 40.4-5 Não posso responder...

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...