quarta-feira, 23 de março de 2011

A Verdade Sobre as Ofertas

       Quando colocamos a mão no bolso para puxar a oferta, com qual sentimento fazemos isso? Sabia que sua oferta pode ser um sinal de avareza? Isso mesmo, ofertar pode ser um sinal de avareza! Está na Bíblia: “como oferta generosa, e não como algo dado com avareza” 2Co 9.5b NVI. Bom, entretanto, este texto não costuma ser lido na hora das ofertas, e sim, o subsequente: “Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente”. E ainda “Deus ama quem dá com alegria”.
Tudo bem, não se preocupe, por muito tempo fui enganado quanto a tudo isso. Aprendi que quanto mais dinheiro eu ofertasse, mais dinheiro Deus me daria. Que eu deveria plantar em um solo bem fértil, ou seja, que não deveria ofertar para qualquer igreja ou ‘ministro’ mais para alguém que fosse solo fértil e assim eu colheria muitos recursos financeiros. Pois bem, isso é avareza. Isso é apego ao dinheiro. Isso não é dar, porém, é escolher o banco que paga mais juros e ali investir o dinheiro. É falta de generosidade, egoísmo, avareza e idolatria (Cl 3.5). Seguindo esta lógica (a do banco), o próprio Paulo que escreveu este texto, não ‘semeava corretamente’. Afinal, achegou a passar fome (2Co 11.23-29)  e morreu pobre! E mais, os ricos estariam em vantagem sobre os pobres, pois poderiam ‘semear mais’. Não me admira que em algumas igrejas isto seja ‘regra’. Tiago se irou contra este sistema Tg 2.1-7!
Quando damos, sim, estamos semeando e o que colheremos? Abundancia na graça e ampla suficiência para realizar boas obras 2Co 9.8. A nossa colheita é uma capacitação ainda maior para servir ao Senhor servindo aos irmãos. A colheita de Paulo foi justamente isso, capacitação em amplo sentido para servir (2Co 11.23-29)! Serviu a Jesus servindo os irmãos até que não tinha mais riqueza alguma e morreu. Colheu muito em vida (capacidade para servir) e colherá ainda mais no céu (galardão, Ap 11.18; Mt 6.19-21)! Foi enriquecido pelo Senhor (2Co 9.11)! Por que alguns espertinhos de hoje querem entender melhor as escrituras do que aquele que foi boca de Deus para trazê-la a terra?
Quando semeamos nossas ofertas, recebemos do Senhor capacidade para servir ainda mais! Somos enriquecidos em tudo e recebemos ampla suficiência, não para viajar, comprar lindas roupas, casas e carros, mas para novamente ofertar e assim as pessoas glorifiquem o nome de Jesus! Será que é tão difícil obedecer a Jesus? “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra. Porque o nosso tesouro está no céu Mt 6.19-21! “Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.
Ofertar é um passo muito importante para nos desligarmos do sistema babilônico (Ap 14.8ss; 18.2ss) e no aprendizado de que somos peregrinos (1Pe 2.11) nesta terra e temos um Imperador (Rm 10.9) a quem tudo que somos e temos pertence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!