terça-feira, 1 de março de 2011

Líder de Oração #03 - Amor Sacrificial

 Liderar não é tarefa fácil. Oprimir é fácil no começo, depois se torna a solitária arte de fazer nascer os próprios demônios... Fantasmas dos grunhidos dos oprimidos. Tornar-se um astro é fácil, até o momento de ser engolido por um buraco negro de perda de sentido e identidade e tornar-se mero produto dos desejos das massas alucinadas. E o usurpador, passe a ser o usurpado.
Liderar, liderar de verdade, isso não é fácil. Moisés que o diga. Era elo entre Deus e o povo, um antítipo da mediação messiânica. E como tal, sentia a tensão de estar entre as partes.
Um dia estava com os adolescentes e ao sair pensei: Por que hoje tenho mais dificuldade de ser compreendido por eles do que quando eu tinha 16 anos? Simples, porque eu era um deles! O povo não entendia Deus, mas entendeu Emanuel (Deus dentro do barro), Jesus Cristo encarnado em corpo humano.
Não se assuste com o que vou dizer: As pessoas não são capazes de entender Deus! São limitadas a entender o que vai de níveis inferiores até o seu próprio nível. Por isso Deus se fez homem e habitou entre nós, para que olhando em olhos humanos, pudéssemos ver o Divino.
Um líder, precisa ser “emanuEl”. Precisa ser o boneco de barro, cheio do Espírito Santo. Cristão; uma miniatura de o Cristo! E se Cristo era Deus dentro de como homem, também nós devemos ser homens que transpiram e espiram Vida de Jesus por estarmos cheios do Espírito Santo.
E o que Moisés tem a ver com isso? Tipificava essa relação. Orando a Deus pelo povo, falando ao povo por Deus. E ainda, amando o rebanho mesmo em dano próprio. Jesus fez isto indo à cruz. Moisés fez isto pedindo a própria destruição (Ex 32.32) e não a do povo, rejeitando ser o patriarca de um novo povo da Aliança (Ex 32.10).
O amor incondicional de Moisés pelo Senhor e as longas horas e dias de oração, o fizeram amar o povo, mesmo sendo povo mal e ingrato. Quem apenas lê o Pentateuco, pode até pensar que o Deus de Moisés era iracundo. Moisés, porém, por ser homem de oração, enxergava em cada gesto de Deus um verso de amor de um grande poema escrito para Israel. Quem chega perto do Senhor em oração e como Enoque anda com Deus, consegue enxergar em cada pluma levada pelo vendo, em cada leão despedaçando a presa, uma melodia da alegre canção da Vida.
Um líder de oração torna-se parecido com o Senhor e o direito que exige para si é o de morrer em favor das ovelhas de Seu Pai (1Sm 17.34-36; Jo 10.11), para glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!