terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lágrimas e Sobrancelhas

      O leproso não poderia estar junto da congregação. Isso não é nenhuma novidade. O que me saltou aos olhos na ultima leitura de Lv 14 é o fato de que após ser purificado, fosse a cura advinda por milagre ou naturalmente, deveria rapar a barba, os cabelos, sobrancelhas, enfim, raspar todos os pelos do corpo, tomar banho e lavar suas roupas (Lv 14.9).
Creio que muitos segredos estão escondidos nas leis sanitárias do povo de Israel. Princípios não somente espirituais, mas, também de preservação da saúde. Ainda que no meu entendimento, tudo é espiritual[1]... Voltando ao texto em questão, quero frisar o seguinte fato: Não bastava estar livre do problema, era necessário eliminar suas possíveis fontes! Ora, naqueles dias muitos tipos de problemas de pele eram considerados lepra, não somente a hanseníase. Já tive problemas na pele e de fato, no meu caso, o fungo causador do mal estava alojado no meu cabelo. Para curar as manchas na pele precisei usar um xampu especial. Assim, vemos que Deus na lei os instruiu perfeitamente.
Podemos aplicar este princípio em as nossas vidas. Não basta que eliminemos o pecado, precisamos, ainda que seja vergonhoso e ‘feio’ (imaginem o ‘raspado’ andando pelas ruas) precisamos eliminar a fonte da contaminação, a fonte do pecado! Muitas vezes o problema apenas aparenta estar resolvido. Demônios se ‘escondem’ para que seu hospedeiro pense que está liberto. Problemas meio resolvidos são apenas problemas adiados. É como pegar um empréstimo para pagar uma dívida. Resolver um problema e manter sua causa é pedir por reincidência.
Existem casais que brigam e discutem e simplesmente esperam um tempo para ‘esfriar’ a cabeça, porém não resolvem o agente causador da discussão. Até mesmo irmãos cristãos, discutem e deixam o ‘tempo’ curar. Como diz uma música da banda Tanlan “não sei se o tempo é remédio”. Precisamos ter coragem de pedir perdão, de eliminar a causa. Coragem para raspar as sobrancelhas não importa o quão esteticamente feios isso nos faça. Coragem de eliminar de nossa vida o que nos faz pecar, ainda que isso nos deixe fora da moda, fundamentalistas. Ainda que nos chamem de antiquados, supersticiosos e ignorantes.
As sobrancelhas protegem nossos olhos do suor. Sem elas, ele cai nos olhos fazendo-os arder. Às vezes, livrar-se de pecados custará desfazer-se de confortos, de coisas que nos ‘protegem das dores’. Libertar-se do pecado, custará lágrimas. Todavia lágrimas durante a o período de cura, sempre serão melhores que lágrimas na eternidade do inferno. Lágrimas e sofrimento diante da cruz, sempre serão melhor que sorrisos na sala de espera do diabo. Lágrimas no colo do Pai, sempre serão mais valorosas que festas na cadeia.
Papai nos limpe... Esfregue nossos pés ainda que a escova seja dura. Dê-nos banho porque é chegada a hora de entrar em casa, ainda que prefiramos continuar brincando com os amiguinhos...


[1] Para saber mais sobre a integralidade do ser e o “tudo espiritual” clique AQUI para baixar um arquivo em PDF sobre “Missão Integral” ou AQUI para uma pregação em mp3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!