quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A(LL) QUEDA

Meditações sobre a queda Gn 3.1-19
Vamos passear um pouco em gênesis 3 e extrair alguns princípios simples neste texto.
3.1a Nem sempre uma  companhia galáctica é uma boa companhia. Eva estava conversando com o mais astuto de todos os animais selvagens... Contrariando boa parte dos teólogos, podemos dizer que ela conversava com o Diabo.
Ao que tudo indica a serpente era bela, boa de papo, alguém agradável com quem se conversar. Se fosse um rapaz com estas qualidades a mãe diria: É o genro que eu sempre quis.
Era uma estrela, uma companhia galáctica, mas era a porta da morte. Quem nos tem acompanhado no quotidiano? Bons companheiros aos olhos podem ser víboras para o espírito.
Verdadeiros amigos não põem em dúvida as ordens de Deus, nem tentam distorce-las. Amigos de verdade não questionam o caráter de Deus.
Devemos prestar atenção nas companhias de nossos familiares... Quem tem entrado em nossas vidas? Com quem temos compartilhado nossa intimidade? Com amigos ou víboras? Nosso tempo tem sido investido em cuidar de nossos familiares com cavar a cova para eles? Com quem seus filhos tem andado?
Devemos escolher bem em quem confiar. Assemelharmo-nos àquele a quem dermos crédito.
Quando um cônjuge não supre a necessidade de diálogo de seu par, este pode preenchê-lo conversando com a serpente. Satanás e seus servos estão à espreita para entrar nas famílias na brecha da falta de conversa. Também em relação aos filhos. Quando a necessidade de interação familiar não é suprida, surge uma lacuna pela qual o diabo tenta entrar, através de amantes, drogas, bebidas e demais vícios.
3.1b Satanás mistura a verdade com a mentira para diminuir a credibilidade. Primeiro ele tenta distorcer um pouco as palavras de Deus, depois, ataca diretamente o caráter de Deus, apresentando-o como um déspota egoísta e mentiroso. Quando o diabo consegue abalar a fé de um homem nas obras de Deus o próximo passo é tentar abalar sua fé no caráter de Deus.
Por isso tanta insistência em tornar mítica a maior parte da Bíblia, como se fossem meras historinhas que ensinam princípios morais e que não aconteceram historicamente. Como se fossem historinhas para explicar as situações do dia-a-dia, como as narrativas religiosas de tantas outras crenças. Rebaixa-se a Bíblia e as obras de Deus, para que logo, o próprio Deus seja apenas mais um ou ainda, o mesmo de todas religiões. Só Jesus Cristo salva e pronto! Não podemos relativizar isso. A Bíblia é infalível, nos que falhamos em interpretá-la.
3.4-6 A tentação entrou pelo ponto mais vulnerável, no caso de Eva, pelos ouvidos, e abriu as demais portas por dentro.
Eles foram tentados em 3 áreas básicas: Prazer, Beleza e Conhecimento. Nestas áreas continuamos até hoje a ser tentados. As maiores lutas da humanidade estão justamente na fusão destas 3 áreas, como se vê na questão da sexualidade, riquezas e orgulho.
Qual sua área mais fraca? Por exemplo, se a poucos parágrafos, ficaste irado com minha firmeza em falar sobre Jesus e Bíblia, sua maior fraqueza é o entendimento/conhecimento. Não consegue viver pela fé, bem como Eva não conseguiu e comeu da fruta que lhe deu o maldito entendimento.
Em Adão, vemos que omissão de um líder é cumplicidade no erro do liderado. Foi um grande feito de Adão e Eva, comerem da fruta que lhes trouxe entendimento. Porém, a desgraça proveniente deste feito o tornou loucura! Grandes feitos, que trazem consigo grandes desgraças, não são verdadeiramente grandes feitos. E acaso não são justamente estes feitos que tem predominado?
3.6 Assim como as tangas de folhas, não podiam esconder sua nudez, atitudes humanas não poderiam desfazer a desgraça instaurada. Eles têm uma típica reação de pecadores: Esconder-se de Deus é uma atitude comum de pecadores. Por isso as pessoas tem medo da igreja, porque ali são confrontadas. Muitos pensam que não sabendo ‘essas coisas’ e não pensando ‘sobre isso’ estarão isentas de julgamento. Fogem de Deus, preferem ser ‘pessoas boas’ e acreditar levianamente que Deus salvará os bonsinhos. Não pensar que o gás irá acabar não fará com que ele dure mais e não pensar em pagar a conta de energia não impedirá que ela seja cordada. Por que não pensar em juízo deveria nos livrar do inferno? Interessante que os mesmos homem que buscam entendimento não o usam para meditar na prestação de contas que hão de realizar ao Senhor.
3.8 Deus sempre dá os primeiros passos em direção da restauração. Ele vai até o pecador, sua presença o incomoda, envergonha. Adão se sente mal.
A triste tendência adâmica se apresenta: A culpa é dos outros: É da Eva, é de Deus e por último, do Diabo.
3.16-19 A mulher descobriria que gerar vida é dispor-se a sentir dor e o homem como é exaustivo sustentar tal vida... Nós, o povo do Novo Testamento, continuamos tal processo, lutando com todas as forças e sentindo muitas dores, para gerar novos filhos ao Senhor e com dedicação, trabalhando para cuidar delas.
O castigo geral de Deus, iniciado em Adão e Eva, é uma medida corretiva, objetivando auxiliar a recuperação dos homens, que só se tornou possível pela cruz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!