segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Deus é amor - parte II

(Leia a parte-1)
Agora que já vimos um pouco sobre amor, eu quero lhe fazer uma série de perguntas que vão te ajudar a descobrir se você está se tornando amor ou não.
Primeira: Qual o sentido da sua existência. Por que você está aqui hoje. Qual sua função, quem é você? Como vamos poder amar se não sabemos por que existimos? Se você não sabe sua função nesta sociedade, como vai servir? Deus te criou para amar. Como Ele deseja que você manifeste seu amor? Quer uma ajuda para descobrir? Então pense um pouco. O que você faz de melhor? Tem usado isso em prol do Reino de Deus servindo ao próximo? O motivo da vinda de Jesus a terra era amar e amar servindo os homens através do ensino, do exemplo e dá cruz. Deus não cria ninguém para viver isolado, Ele nos fez seres interdependentes e por isso, necessariamente, ‘interservidores’.
Segunda: Qual seu legado? Que marca sua vai ficar sobre esta terra quando nela você não mais estiver? Existe um ditado que diz que ‘todo mundo quando morre vira santo’. Fazendo referência ao fato de que na hora da morte a tendência dos clérigos é falar bem da pessoa no velório. Pode até ser uma tendência, mas a realidade é que o inferno estará cheio de pessoas boas! A questão é “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” 1Jo 5.12. Além das palavras bonitas que eventualmente poderão ser ditas a teu respeito em um funeral, que mais falarão a teu respeito?
Terceira: Você tem vivido ou vegetado? Tem sido apenas mais uma engrenagem do sistema, mais um animal que nasce, cresce, se reproduz, envelhece e morre ou construído uma história recheada de decisões, conquistas, lutas, tristezas e alegrias? Você é organizado ou suicida? O organizado controla sua agenda enquanto o suicida dá a ela o poder de controla-lo. Indago: Isso é ser trabalhador ou pecador? Afinal, descansar é um mandamento. O contrário também deve ser analisado. De fato não tens tempo para nada ou és um desorganizado?
Quarta: Qual a diferença entre você outra pessoa que te faz único? Tenho dito que “Deus pinta quadros, o diabo faz fotocopias”. O Senhor te fez com particularidades, único. O projeto de Satanás e te descaracterizar, deixa-lo impessoal, pois, não existe amor na impessoalidade. Que tal deixar de ser mero produto do meio em que vive e tornar-se um agente de transformação? Existe um música que diz “deixa a vida me levar”... Não! Rejeite ser mera extensão do mundinho de seu televisor. Rejeite a ditadura do marketing!
 O que você faz que ninguém faz? Onde você é insubstituível? A família é um bom lugar. Se você é o pai, ninguém mais pode sê-lo. Você é a esposa, então é insubstituível para seu marido. Estas individualidades devem influenciar na sua escolha de suas prioridades.
Quinta: Quais suas prioridades? Aquilo que você prioriza será aquilo que irá buscar. Quais seus alvos a curto, médio e longo prazo? Falta de organização e projetos denota falta de amor a si mesmo. Pessoas que não tem projetos estão demonstrando desinteresse pela vida e até mesmo podendo evidenciar uma forma de suicídio psicológico. Onde você está hoje e onde quer chegar amanha? “A dor de quem te chama á atenção? Aquilo que te tira do sério é um sinal do problema que você nasceu para resolver.” Mike Murdock.
Sexta: Você é relevante? Músculos não usados atrofiam, conhecimentos não utilizados são esquecidos e pessoas irrelevantes são esquecidas. Qual a importância que você dá às pessoas com quem se relaciona diariamente? O ser humano se relaciona primeiramente emocionalmente e depois intelectualmente. Por mais eloquente ou eficiente que sejas, se você não amar, não trará grandes contribuições aos que te cercam. Por mais que te amem e admirem, a falta de amor sempre será um mau exemplo e culminará na infelicidade, pois é a perca da semelhança de Deus. Quem procura sucesso sem amor é Satanás. Quer ser realmente importante na vida de alguém? Então comece amando esta pessoa e prossiga servindo ela com seus dons.
Sétima: Você pode ser mais eficiente? Eficiente é a equação entre quantidade e qualidade. Antes, era uma característica da sociedade ocidental, primeiro europeia e depois norte americana, hoje já atinge até a Ásia: O ativismo. As pessoas estão viciadas em trabalhar, trabalhar, trabalhar. Produzir, produzir, produzir. Deixam até mesmo de cultuar a Deus por causa do trabalho. Falta de amor a Deus. Deixam de cuidar da família e dos amigos. Falta de amor ao próximo.  E adoecem por falta de descanso. Falta de amor a si. Isso é projeto de Satanás que veio para roubar, matar e destruir. Abra os olhos para ver o belo! O por do sol, as crianças brincando... Correr, nadar, praticar um esporte, ter um hobby! Seja feliz!
Se por um lado o inimigo tenta nos distrair da vida com o ativismo e consumismo, por outro tenta nos subtrair da existência com o comodismo. Assim, a pessoa vai aos poucos ‘se entregando’, desistindo de viver, enterrando seus talentos (Mt 25.14ss). Deixando assim de amar, pois quem não cultua a Deus e não serve ao próximo não ama. Como dissemos no começo, Deus amou e deu Seu filho. O amor é servo e doador! Quando nos privamos de ‘crescer’, privamo-nos também de oferecer um melhor culto e serviço. No que você pode ser mais eficiente? Precisa trabalhar mais ou menos? Está na hora de se aperfeiçoar? Vejamos a seguir...
Oitava: Está te faltando ousadia? Não tenha medo do novo! Ouse, tenha coragem! A Bíblia declara 365 vezes: Não temas! Será que não está na hora de você tomar coragem e se envolver mais na obra? Começar uma faculdade? Até mesmo iniciar um curso ou começar a fazer algum esporte. Muitas vezes o maior inimigo do definitivo é o provisório: Será esse o tempo de pintar a casa? Terminar as coisas que já começou? O folego para correr não pode ser armazenado, ele é aspirado durante a corrida! Então não diga que não tem forças ou não consegue! Comece de novo, mova-se! Ou nos reciclamos ou obsoletos e o que não tem serventia, vai aos poucos sendo descartado.
Nona: Tem andado ansioso? “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mc 6.33. Deixe a ansiedade de lado. A pré-ocupação tira o tempo que você teria a disposição para agir! Atire-se nos braços do Pai. Creia, confie! Ele é contigo! Aleluia!
Décima: Você ama? De fato você ama Deus, ao próximo e a sim? Onde existe amor, existe a paz e a felicidade, mesmo em meio às dificuldades. Porque quando o marido perde o emprego, pode procurar em paz por um emprego, sabendo que sua esposa o ama e não ao dinheiro que tinha. Porque onde há amor, o filho pode ter coragem de mostrar a nota ruim para a mãe, pois sabe, que mesmo no caso de ser disciplinado, isso será para seu bem. Onde existe amor, as coisas são feitas de boa vontade, existe espaço para as diferenças e sabemos que seremos amados independentemente do pecado que tenhamos cometido. Infelizmente, muitos, mesmo sendo tão amados, optam por seguir para o inferno. Quero te dizer que mesmo que você não ame Deus, Ele te ama e respeitará sua decisão. Quero te dizer que nós, Igreja de Cristo, temos o dever de como o Pai, continuar amando mesmo aqueles que não nos amam e nos ferem. Também, que devemos amar a nós mesmos. Não com o amor egoísta que a Bíblia condena, mas com o amor que a trindade se ama.
Deus é amor. Espero que você e eu possamos nos tornar a cada dia mais amor e menos egoísmo. Mais amor e menos morte. Mais divinos e menos infernais. Que o Espírito Santo nos capacite para isso. Amém. 
Em breve em áudio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!