sábado, 16 de outubro de 2010

Criação, caos e ordem

Esta semana vários acontecimentos me influenciaram a falar sobre a Criação. Para começar, na terça-feira, fui convidado de última hora para participar do programa do ALSAR na rádio (baixe o áudio AQUI), um ministério que busca auxiliar dependentes químicos. Não sabia sobre o que falaria. Fui para casa fazer um almoço bem rápido pois teria que sair logo em seguida e pensei: “Vou levar um chimarrão”. Abri um pacote novo de erva e na boca do saco estava me esperando um folheto escrito: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele e o mais Ele fará”. Aleluia. Fui para a rádio e o Senhor colocou em meu coração falar sobre caos e ordem. O outro motivo foi uma pesquisa escolar onde me perguntaram sobre minha posição em relação criação do universo.
Na rádio passei então a discorrer sobre o feriado (dia das crianças, e para alguns, da ‘padroeira’). Muitos, nesta data, aproveitam o tempo para colocar as coisas em ordem. Arrumar a casa, lavar o carro e fazer pequenos consertos, arrumar o quintal... Colocar os estudos em dia... Mas quantos aproveitam o feriado para colocar o caos interior em ordem? Não é o mesmo nos finais de semana? Como diz nossa bandeira ‘ordem e progresso’. Durante a semana buscamos o progresso (trabalho, escola) e nos finais de semana a ordem. Exceto pelos irresponsáveis que bagunçam ainda mais nos dias do ócio.
Um dia Deus colocou ordem no caos e a terra que estava (e/ou ficou[i]) vazia e sem forma foi transformada em um lugar de vida e organização. Tantas vezes lembramos apenas do progresso e esquecemo-nos da ordem. No que tange a vida social, nem tanto, porém, como somos seres ‘inteiros’, esquecemos da ordem (antes de) e do progresso do espírito. Sem ordem não existem progresso. E o caos instaurado no mundo que jaz no maligno tem por endocitose permeado o íntimo de nossa alma e espírito. É fato: Nosso mundo interior tem sido um mundo de caótico!
A poluição externa agita nosso coração: Poluição sonora, com músicas podres, mensagens ocultas, ofensas... A poluição visual da televisão que é a cartilha mestra de Satanás no doutrinamento da sociedade, que assiste suas aulas por EAD 3h por dia... A poluição da natureza que cada dia mais degradada expressa cada vez menos a poesia do Criador... Enfim, temos comido a sujeira do mundo, abutres mundanos nos tornamos. E a falta de paz, a loucura da sociedade é cada dia mais, a loucura pessoal multiplicada na loucura de outrem sem paz.
O que Deus fez para resolver o caos cósmico? LUZ! Haja luz! A luz é à base da ordem e a ordem é base do progresso. Dificilmente alguém conseguirá colocar as coisas em seu devido lugar no escuro. E a eficiência (progresso) não será atingida com as coisas fora do lugar! A base do ‘haja luz’ foi o “Disse Deus”. Para que nossa vida encontre a solução de sua confusão é preciso que atentemos a Palavra de Deus que é poderosa para trazer luz e ordem. A matéria criada, não tinha vontade, querer, simplesmente obedecia. A nós homens, Deus deu a capacidade de decisão. Para colocar ordem ao universo, Deus falou e para colocar ordem em nosso mundo interior Deus amou (Jo 3.16). Para colocar ordem em céus e terra Deus disse “haja luz” e para colocar ordem em nossa alma e espírito o Senhor falou “Haja cruz”!
Não está na hora de pararmos e ouvirmos a voz do Senhor nos dizendo “haja luz” e debaixo dessa luz nos organizarmos? Acaso não está na hora de nos libertarmos deste caos progressista que nada mais é do que uma casa na areia? Afinal, sem ordem, todo progresso atingido será fajuto e temporário, logo ruirá.
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu Reino e a Sua justiça e todas as demais coisas voz serão acrescentadas”!

Caso não queira baixar o programa da rádio, pode ouvi-lo no player abaixo. Ficou parecido com um podcast.


[i] “Em um princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra ficou vazia e sem forma”. Aqui, alguns teólogos defendem que a terra foi criada, mas, pela queda de Lúcifer ficou vazia e sem forma e precisou ser colocada ordem ao caos cósmico.

Um comentário:

  1. Bom dia! Que texto maravilhoso! Era exatatamente o que eu precisava ler e ser ministrada! Falei sobre algo semelhante no meu blog essa semana, mas sobre gavetas. =) Deus abençõe! Uma semana linda e abençoada!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!