terça-feira, 3 de agosto de 2010

Família, um investimento seguro!

Ef 5.22-33 Cl 3.18-21
Deus é uma família. Pai, Filho e Espírito Santo. Para que a imagem de Deus se refletisse no homem, este também precisava ser uma família. A trindade é uma família tão unida e perfeita que temos o mistério: As três pessoas da trindade são ‘um’ Deus. O cristianismo é uma religião monoteísta, que crê em apenas um Deus e esse Deus é o Pai o Filho e o Espírito Santo (?). Só quem é nascido de novo ‘sente’ essa verdade.
Mesmo sendo ‘um’ com o Pai, Filho e Espírito submetem-se a Ele. Você verá em todo o novo testamento, Jesus obedecendo ao Pai! Em At 10.38 você verá tanto o Filho como o Espírito Santo submissos ao Pai.
Assim como existe submissão dentro da própria trindade, Deus estabeleceu submissão dentro da família, colocando o homem em uma situação muito delicada. O homem, como cabeça da casa, tem a incumbência de dirigir a família de modo que esta se torne cada dia mais ‘imagem e semelhança de Deus’. Sempre que algo dá errado em uma família, o homem tem uma grande parcela de culpa, bem como de mérito quando algo sai bem.
Não teríamos problemas nessa área, se o homem olhasse para o relacionamento de Jesus com a igreja e assim tratasse sua esposa e a esposa olhasse para o relacionamento de Cristo com o Pai e assim se submetesse ao marido. Assim, temos Cristo como o exemplo tanto para o homem como para a mulher.
Como deve ser a ‘submissão’? O homem recebeu de Deus a missão de cuidar de sua família, de dirigi-la para que cada dia mais resplandeça o brilho da glória de Deus. A missão da esposa está embutida dentro da missão do marido. Ou seja, a esposa tem a missão de auxiliar o marido a cumprir sua missão. E a missão do marido é cuidar da família e orienta-la na direção do céu. Uma missão que está dentro de outra missão é uma sub-missão.

Hoje muitas mulheres acabam entrando em depressão porque homem de verdade se tornou artigo de luxo. Os homens não sabem mais ser homens e assim as mulheres passam a agir de forma estranha. Quando uma mulher encontra um homem de verdade, ela tem campo para exercer as plenas faculdade de ser mulher e exalar todo perfume que Deus colocou em seu ser!
Um homem que não quer ser servo corre um grande risco de se tornar um cervo. Liderança não é opressão. Por outro lado, submissão não é isenção de responsabilidade. A esposa que podendo auxiliar o marido a afastar-se do erro e não o faz torna-se coparticipante dos erros do cônjuge.
Alguns erros comuns dentro das famílias.
Pais que alienam os filhos: Fazem tudo por eles, privando-os de dificuldades e decisões. Atendendo a todos os menores desejos. Ex. Crianças que conseguem sempre que querem com ‘manha’ e ‘choro’.
Pais que ‘vacinam’ as filhas contra os homens: Instauram uma mentalidade de pessimismo e pré-disposição ao machismo ou feminismo. Acontece quando a mãe passa para a filha uma visão pessimista em relação aos homens. Fazendo com que a moça cresça pensando que todo homem é um traste. Também quando o pai dá um péssimo exemplo dentro de casa e filha assimila aquilo em seu coração. Veremos mais sobre isso no próximo ponto.
Cônjuges ainda presos aos genitores: Quando a pessoa, mesmo depois de casada, permanece ainda mais ligada aos pais do que ao cônjuge. Isso é um grande erro. Depois de casar, a pessoa mais importante no mundo passa a ser o cônjuge! Se isso não acontece, o ‘umbigo’ que liga aos pais não é cortado e a família não desfrutara de unidade. Quando isso ocorre, os cônjuges continua na sub-missão de edificar a família de seus pais e não exercem corretamente sua missão de edificar a própria família. Ef 5.31 “Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne”.
Ex: Mical. Não agiu como ‘esposa de Davi’, mas, como ‘filha de Saul’. 2Sm 6.20-23.
Nota: Filhos mesmo depois de casados devem ainda submeter-se aos pais, entretanto, a pessoa mais importante do mundo passa a ser o cônjuge e a missão primordial conduzir a própria família nos caminhos do Senhor.

Pais autoritários: Ex. Saul: Mentia descaradamente para Jonatas (pedia que lhe informasse sobre Davi, dizendo que não tentaria mata-lo), abusava de sua liderança. Péssimo pai. Queria matar Jônatas porque comera mel (1Sm 14.44).
Herói para os outros, vilão para a família. Ex. Davi. Não soube lidar com a responsabilidade de ser o cabeça da casa. Sabia liderar um reino, mas não uma família. Seus filhos souberam de seu adultério, mas tarde, um de seus filhos se deitou com suas concubinas.  Amnon, filho de Davi, abusou sexualmente da irmã Tamar. Absalão, outro filho de Davi, assassinou Amnon. Foi omisso. Não supervisionava os filhos (rédeas soltas). Absalão usurpa seu trono. Quando Davi já estava velho, Adonias seu filho, usurpa o trono que seria de Salomão. Salomão manda matar seu irmão Adonias.
Isso é o que acontece quando um pai olha mais para fora do que para dentro da própria casa. Davi estava muito ocupado em ser rei que não cuidou de sua família. Em seus dias o país ia muito bem, mas seus descendentes destruíram tudo que ele edificou. Porque Davi não investiu na família seus feitos não tiveram continuidade.
O poder da submissão: Ex. Ester, uma verdadeira rainha. Sua atitude de submissão e humildade não isentou ela de ter atitude e responsabilidade. Abriu os olhos de seu marido Assuero para que não fizesse uma grande bobagem (matar os judeus).
Lóide: A vovó nota 10! 2Tm 1.5 Bom testemunho, vida piedosa!
Cristo, o Filho Obediente: Fp 2.5-9
Marido e Finanças: Marido que retém dízimos e ofertas atrai maldição sobre sua família! Ml 3.8-12. Isso não significa necessariamente que o diabo ira trabalhar para que você se torne pobre. Ele pode lhe dar riquezas que se tornaram em espinhos Mc 4.18-19!
Minha família, minha equipe: Investi em meus pais hoje eles investem em mim. Orei por eles, preguei para eles... Hoje, quando vou a Caraá, tenho uma equipe de apoio. Uma pai que recebe visões de Deus e me orienta. Uma mãe que intercede por mim constantemente. E uma irmã que me exorta sempre que preciso.
A ‘liberdade’ do mundo: Acha tudo isso ‘quadrado’, antiquado? Acha que tudo isso são regras inúteis e ultrapassadas? Então pense um pouco comigo naqueles que se dizem ‘livres’ de tudo isso. Do lado da minha casa, tem uma casa de shows. Está lá um letreiro bem grande dizendo: “Gaiola das Poposudas”. Isso é liberdade? Isso é para ser a liberdade que as mulheres adquiriram no século XXI? Isso é a liberdade que os homens conquistaram? Isso é lixo!
A quando essas mulheres forem libertas e encontrarem homens igualmente libertos! A quando elas se converterem e entrarem maridos cristãos que as trataram como verdadeiras princesas, fazendo de tudo pela felicidade delas!
Rebele-se: Por fim, quero refletir na inscrição que vi em um tapume esses dias. Lá estava, bem grande: Rebele-se! Fiquei pensando no diálogo que poderá ter com o autor dessa frase. Eu diria mais ou menos assim: “Já me rebelei faz tempo! Você se rebelou contra uma minoria que insiste em fazer o correto, entretanto eu me rebelei contra uma maioria que inverteu todos os valores e insiste em fazer tudo errado”!
Qual a sua decisão amado? Diante de tudo isso que vimos, minha decisão é preparar-me para que cada dia mais, eu seja um homem segundo a Palavra. E você? Quer desfrutar da falsa liberdade que o mundo te dá e ir parar na gaiola de Satanás ou desfrutar da liberdade de Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!