terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Rapidinhas em Juízes

Fato: Jz 16.1 Sansão vai até a terra dos inimigos (filisteus) e encontra ali (falsos) amigos.

Lição: Para saber se tem amigos ou falsos amigos, pergunte-se sobre o quanto sente-se à vontade para pecar na presença deles. Pode-se pecar se se sentir constrangido, são falsos amigos.

Aplicação: Infelizmente, muitos convivem com os amigos cristãos, mas na hora de declarar o imposto de renda, contratam um ímpio para o serviço, para que possa ajudar a sonegar os impostos. Crentes que policiam os olhos, mas na hora de ir a à praia vão com os ímpios para que possam apreciar a ‘natureza’.

Fato: Jz 17 Mica rouba a mãe e depois confessa seu erro. A mãe ao invés de repreende-lo o libera para fazer um ídolo. Israel havia esquecido a lei do Senhor. Mas embora tivesse esquecido a lei, possuía um senso comum religioso, uma religiosidade de fábulas. Sabia que quem deveria lidar com ‘as coisas espirituais’ eram os levitas Assim, contratam um levita para ministrar seus cultos idólatras.

Lição: Existem muitas fábulas religiosas, muita religiosidade baseada em princípios verdadeiros, porém distorcidos. O povo esqueceu-se da Bíblia, mas lembra de alguns princípios, como o dízimo e as ofertas e assim, contrata ‘pastores’, ‘apóstolos’ e ‘profetas’ para apascentarem uns aos outros, lidar com as coisas ‘espirituais’ e profetizar o que desejam ouvir.

Aplicação: Um pastor não deve ser um empregado da igreja. Ele deve ser um servo do Senhor fiel às escrituras.

Fato: Jz 18 A tribo de Dã contrata um levita para cuidar das ‘coisas espirituais’. Consegue ele através de força bélica. Assim se desvia dos caminhos do Senhor e torna-se uma tribo idólatra.

Lição: Não podemos ter homens como amuletos de fé. Estar perto de um ‘ungidão’ pode parecer bênção, mas é uma grande maldição.

Aplicação: Muitos têm contratado ‘ungidões’ como amuletos. Atraem as visitas constantes destes ‘ungidões’ através de gordas ofertas. Muitos que se dizem ‘levitas’ brigam judicialmente entre si.

Conclusão: Tudo começa com a perda de temor e intimidade com o Senhor e abandono da Sua Palavra. Assim, sem norte, as pessoas inventam absurdos, baseados na vaga lembrança que tem de histórias bíblicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!