terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sou nova criatura!




Sidinei Bühler Kauer

2Co 5.16-17 “Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. 17E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

O que é conhecer segundo a carne? É conhecer naturalmente, olhar da maneira como todos olham e enxergar o que qualquer um enxerga. É olhar ao redor e enxergar apenas as coisas físicas, apenas as possibilidades racionais. Por exemplo, olhar para o filho usuário de drogas e dizer: Você é um maconheiro, bandido, eu não mereço um filho assim, eu fiz minha parte, te criei como devia... Ou mesmo dizer: Não tem jeito, eu sou um falso, eu não mudo, tento, tento, mas continua tudo do mesmo jeito... Ou ainda: Eu não sou ungido como você para sair dessa, Deus quis assim...
NÃO! A ninguém mais conheçamos segundo a carne! O primeiro passo é entender que agora você é “nova criatura” e que “as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”! Seus pecados foram apagados, sua culpa extinguida, você é novo, livre, filho de Deus! Isso não é pouca coisa, do contrário, é MUITO!
E se não devemos conhecer ninguém segundo a carne, isso inclui a nós mesmos! Não devemos nos conhecer segundo a carne! Irmão não caia nas ciladas de Satanás. O Diabo muitas vezes sussurra em nossos ouvidos que somos derrotados, que estamos desanimados, que a felicidade que sentimos nos primeiros dias da fé era uma ilusão, era emocional, que tudo continua no mesmo. ISSO É MENTIRA! Tudo é novo! Vivamos em novidade de vida (Rm 6.4)! Não deixe sua mente ser levada pelas mentiras de Satanás assim como um pau podre pela menor correnteza! Seja uma árvore arraigada no firme fundamento (2Tm 2.19) que nem mesmo as maiores enxurradas podem arrastar!
Tome posse daquilo que a Bíblia diz que você é! Uma nova criatura, sacerdócio real, povo eleito, nação santa! Tome posse do IDE e da capacitação que Deus dá (Mc 16.15-19)! Em Cristo você é forte. Leia novamente o versículo anterior. Simplesmente por crer e ser batizado você já recebe a capacitação para viver e agir segundo o evangelho! Não olhe mais para si mesmo como um derrotado, como um fraco. O manto de Jesus está sobre ti! Não olhe mais para si mesmo segundo a carne!
E não olhe para os outros segundo a carne! Se Deus efetuou toda essa transformação em sua vida, certamente efetuou em muitos dos irmãos da Igreja (os crentes) e pode efetuar em qualquer pessoa que abrir seu coração!
Não olhe mais para o mendigo como “coitadinho”, mas como um rio esperando para ser represado para alimentar uma grande hidrelétrica! Não olhe para a prostituta como uma mercadoria, mas como um barco à vela parado no meio do mar, esperando somente um vento para lhe fazer navegar. E esse vento pode ser você irmã! Olhe para o viciado, mas creia que Deus deu a você as chaves para abrir as algemas do vício! Tenha fé! Jesus morreu por todos (Jo 3.16), mas nem todos tomaram posse desse poderoso sacrifício (Jo 1.12). No entanto, Deus deseja que todos sejam salvos (1Tm 2.4)! Então pare de olhar para as pessoas ao seu redor como um caso perdido! Ponha os joelhos no chão e clame pela misericórdia do Senhor e depois se levante e vá de encontro a ela! Jesus só está esperando isso para voltar (2Pe 3.9)! Pare de olhar para sua família com os olhos da carne, enxergue um lar de paz, trate seus familiares com todo amor e carinho, mesmo que não mereçam, afinal, você também não merecia a salvação e mesmo assim Deus te deu (Ef 2.8). Siga o exemplo do mestre!
Deixe de lado essa imagem religiosa de Jesus. O versículo base salienta que não devemos conhecer Cristo segundo a carne. Tantas vezes imaginamos um Jesus “coitadinho”. Com o perdão da palavra, mas chegamos às vezes a imaginar um Jesus cheio de frescuras. Isso até blasfêmia é! Se Ele te perdoou, perdoou e pronto! Ele não vai ficar te jogando o pecado na cara todos os dias, quem faz isso é Satanás! Se tivermos uma imagem errada de Cristo não poderemos viver o evangelho. Jesus é TUDO para nós, e nos amou mais do que a si mesmo a ponto de se entregar na cruz. Ele é o caminho pelo qual andamos o sentido de nossa existência... E somente estando n’Ele, somos nova criatura, porque nosso velho homem morreu com Ele lá na cruz! E como Ele ressuscitou glorificado, assim nos conduz no caminho do aperfeiçoamento... Aleluias! Fp 1.6 “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” Meu hoje é “ser” melhor que meu ontem, e meu amanha “ser” melhor que meu hoje. Ainda que os dias sejam piores, serei melhor! E o que é ser melhor? Ah é simples, é ser mais parecido com Jesus! E Jesus, jamais olhava para alguém segundo a carne!

2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-lo por este blog, realmente o conteúdo é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Grato minha irmã! Fico muito feliz por suas palavras. É tudo pela misericórdia do Senhor. ELE é tremendo! E espero que cada dia mais pessoas possam ser tocadas pelo Senhor através deste blog! Fique na paz!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!